Economia

Expoagro/AL bate recorde de negócios e reúne milhares de pessoas em dez dias de evento

Por ASSESSORIA 30/10/2017 17h05
Expoagro/AL bate recorde de negócios e reúne milhares de pessoas em dez dias de evento

A 67ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) foi sucesso total. Durante dez dias de evento, o Parque da Pecuária foi palco para diversas atividades relacionadas ao setor do agronegócio e reuniu um público diversificado, que ficou atento à programação.

Apesar dos números oficiais ainda não estarem calculados, a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) já antecipa que a Expoagro/AL em 2017 conseguiu crescer em 20% o número de negócios fechados diretamente com a comercialização de animais, em relação ao ano passado. Os leilões foram o ponto alto no faturamento da exposição. Foram nove remates comercializando animais das raças de cavalos quarto de milha e mangalarga marchador; e bovinos das raças nelore, gir e girolando. 
 
“A exposição superou todas as expectativas. Fechamos ano passado o faturamento dos leilões em torno de R$7,5 milhões. Esse ano, passamos os R$ 10 milhões e ainda vamos fechar os números totais. Num momento de saída de crise econômica e de seca, isso é importante. Hoje somos a exposição que mais fatura no Norte e Nordeste do País”, afirma Domício Silva, presidente da ACA.

Em número de animais, foram mais de 2.500 passando pelo local, entre as raças bovinas nelore, gir e girolando e santa gertrudis; ovinos dorper; e cavalos quarto de milha, campolina e mangalarga marchador. Para o presidente da ACA, a exposição conseguiu bater o recorde de público, em mais de 100 mil pessoas presentes nos dias de evento, além da participação de criadores, de animais e de empresas comercializando dentro do Parque de Exposições.

“Essa foi uma das edições de maior sucesso, com sucesso surpreendente de movimentação. Tivemos o que há de melhor na genética de animais dentro da Expoagro. É uma satisfação realizar um evento como esse. O estado de Alagoas é pequeno, mas possui criadores muito competentes, com referência nacional, independente da raça é muita qualidade em exposição”, ressalta Domício.

O governador em exercício, Luciano Barbosa, esteve presente na exposição e afirmou que a Expoagro/AL consegue mostrar a força que o setor do agronegócio tem em Alagoas. “A gente se sente representado na agricultura e no agronegócio. Através de uma exposição como essa que percebemos a consolidação de um setor em pleno desenvolvimento econômico. O meio rural mostra o vigor que possuímos”, acredita Barbosa.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, a presença do governo é marcante no setor agropecuária do estado. “Cada vez mais nos sentimos fortes e capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. Continuaremos lutando pelo bem comum do nosso estado”, adianta Almeida.

Festa do público

Com estrutura toda reformada, o Parque da Pecuária soube recepcionar seus convidados. O público que chegou para participar da maior festa agropecuária de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste, teve estacionamento exclusivo, segurança reforçada, grandes atrações para a criançada na Expoagrinho e muitos shows no palco da Arena Expoagro, reunindo apresentações artísticas variadas nacionais e locais. 

A Expoagro vai deixar saudades para todos que fizeram parte do grande evento em Alagoas. Mas a Associação dos Criadores já começou a se preparar para mais uma edição da exposição no próximo ano.

“O grande desafio é esse: fazer um grande evento, com saldo positivo e satisfação de todos envolvidos. A cada ano, temos trabalhado para que o evento consiga melhorar e, com certeza, a próxima edição será muito melhor e maior do que essa. Já fica nosso convite a todos para a Expoagro de 2018”, ressalta o presidente da ACA, Domício Silva.