Economia

Número de exportações em Alagoas cresce 58,01%

Por Agência Alagoas 16/01/2018 12h12
Número de exportações em Alagoas cresce 58,01%

A retomada econômica do Brasil e a tendência de recuperação nacional é uma realidade, também, no cenário de negócios de Alagoas. Em recente pesquisa, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) apontou que as exportações do Estado somaram R$ 2,14 bilhões no ano de 2017, o que representa um crescimento de 58,01% em relação a 2016.

Os números posicionam Alagoas como o quinto maior do Nordeste em exportação, ficando à frente de Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe. Para possibilitar a chegada da produção alagoana no cenário internacional, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) atua em diversas ações voltadas para incentivar a atividade, integrando, por exemplo, o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), responsável por estabelecer a capacitação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) de Alagoas seguindo as diretrizes da estabelecidas pelo MDIC.

O PNCE foi lançado no último mês de outubro, durante o Encontro Internacional de Negócios (ENIN) Commerce. Fruto de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) com o Governo do Estado, por meio da Sedetur, e o Sebrae, o Encontro Internacional contou com mais de 200 empresas, promovendo rodadas de negócios e contatos diretos com possíveis investidores.

“O Governo de Alagoas preparou o Estado para a retomada econômica nacional por meio de um trabalho forte, que desenvolve novas políticas públicas e ajustes fiscais que proporcionam avanços significativos para o setor empresarial, estimulando, também, a cultura exportadora”, ressaltou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Além disso, os incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) contemplam empresas que atuam, também, no comércio exterior, como a empresa alagoana Copra Indústria Alimentícia.  A empresa é pioneira no Brasil na produção de óleo de coco extra virgem e possui mais de 94 produtos no mercado, como farinha de coco, óleos, açúcar, manteiga, dentre outros.

Comitê PNCE

Nesta terça-feira (16), o comitê técnico do PNCE discutirá, na sede da Sedetur, o panorama geral das exportações em Alagoas em 2017, e irá definir o plano de ação para 2018. O comitê é formado por Sedetur, FIEA, MDIC, Senac, Sebrae, Banco do Nordeste (BNB), Correios, Banco do Brasil (BB) e Caixa.