Economia

Técnicos e gestores do NE participam de Oficina do PAA Leite em AL

O encontro tem como meta compartilhar experiência, informações dos estados que participam do programa

Por Agência Alagoas 05/04/2018 09h09
Técnicos e gestores do NE participam de Oficina do PAA Leite em AL

Gestores, coordenadores e técnicos dos estados do Nordeste e de Minas Gerais participam até sexta-feira (6), no Hotel Acqua Suítes, em Maceió, da 1ª Oficina de Trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade incentivo à produção e ao consumo de lite. O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura.

Como explica Elenita Correia, coordenadora nacional do Programa do Leite do Ministério do Desenvolvimento Social, o encontro tem como meta compartilhar experiência, informações dos estados que participam do programa, bem como discutir detalhes dentro da sua execução nos municípios brasileiros.

“Um dos propósitos da oficina é debater a operacionalização do Programa do Leite, visando melhorar ainda mais sua execução ao público beneficiário, que são as famílias de baixa renda no país”, afirma Elenita.

Segundo a coordenadora nacional, o convênio do Programa do Leite entre o governo federal e os estados do Nordeste e de Minas Gerais está em vigência até 2019 e, por isso, é necessário aprimorar, verificar as dificuldades e corrigir.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, a Oficina do PAA Leite é de grande importância e bastante estratégica, uma vez que o programa envolve pequenos produtores rurais, cooperativas, associações, e atende milhares de famílias carentes em Alagoas, o que contribui efetivamente com a economia de diversos municípios.

“Pelo seu alcance social, o Governo de Alagoas entende que o Programa do Leite também é prioridade e vem injetando recursos dos cofres estaduais para que não haja descontinuidade e permaneça alimentando uma boa parcela da população alagoana”, reconhece.

Participam do evento, em Alagoas, executores do Programa de Aquisições de Alimentos (PAA- Leite) de sete estados, entre eles Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia, Alagoas e Maranhão.

Consta em sua programação, apresentação de trabalhos sobre sistema de acompanhamento de compra e pagamento de leite em cooperativas da Paraíba, apresentação do trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e visita aos beneficiários, pontos de distribuição e produtor no município de Coruripe e à Cooperativa Pindorama.