Economia

Bolsa Qualificação incia segundo mês de atividades em Pindorama

Os trabalhadores passam por uma formação, com aulas diárias proferidas em parceria com o Sebrae/AL

Por Assessoria 11/04/2018 09h09
Bolsa Qualificação incia segundo mês de atividades em Pindorama

Com uma turma de 200 trabalhadores egressos da Usina Pindorama, o programa Bolsa Qualificação entra em seu segundo mês de operação na Cooperativa Pindorama. Até agosto, enquanto aguardam o retorno da safra da cana-de-açúcar, os trabalhadores passam por uma formação, com 17 módulos, com aulas diárias proferidas em parceria com o Sebrae/AL.
 
Segundo a gerente de Recursos Humanos, Alvacy Vieira, o Programa alcançou índice máximo de satisfação dos trabalhadores em sua primeira etapa. "Começamos o segundo mês de atividades,  com um aproveitamento de 100% em participação e assiduidade. Estamos tendo uma resposta positiva, visto que a  turma está conseguindo absorver os conteúdos de forma didática", avaliou  a gestora. 
 
Entre as atividades previstas para o mês de abril,segundo o planejamento do programa, estão uma série de aulas expositivas e palestras sobre: legislação do direito do consumidor, primeiros socorros, orientação comportamental, trabalho em equipe, tomada de decisão e conhecimentos gerais. 
 
"Enquanto cerca de 25 mil trabalhadores ficam desempregados na entressafra da cana em Alagoas, os trabalhadores da Pindorama continuam  com seus empregos resguardados, sendo remunerados, no intervalo da safra, com o Bolsa Qualificação.Isso tem sido diferencial em meio o quadro de desemprego no país", chama atenção Alvacy.
 
 O Programa, que é financiado pelo governo federal, já executa em Pindorama sua 11ª turma. São realizadas aulas diárias e a carga horária corresponde a  40 horas semanais. O modelo pedagógico das aulas prima pela formação intelectual social e civil dos participantes. 
 
"A cada temporada, estamos atualizando a matriz pedagógica e os  conteúdos. Muitas vezes essa é única oportunidade que eles encontram de voltar a estudar, ler e aprender mais. O colaborador se sente mais preparado para dinâmica de trabalho, lida melhor com o relacionamento interpessoal e consegue mais produtividade", justifica Alvacy.