Economia

Pindorama opera Programa do Leite de forma completa

A Pindorama foi beneficiada com 3 veículos-frigoríficos equipados com sistema de refrigeração

Por Assessoria 12/04/2018 10h10
Pindorama opera Programa do Leite de forma completa

Com a destinação de caminhões-frigoríficos, doados pelo governo do estado por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), para distribuição direta do leite entre as famílias, a Cooperativa Pindorama passa a atuar de forma completa no Programa do Leite. A unidade fará papel completo na coleta, industrialização  no próprio laticínio e entrega nas comunidades.

Atualmente a Cooperativa Pindorama, possui um grupo  de 800 produtores, produzindo cerca de 14 mil litros por dia, nas regiões circunvizinhas à Coruripe. A atividade segue em franca evolução devido ao retorno financeiro detectado  e  o baixo custo encontrado no modelo associativista de organização. “Atuar no programa do leite de forma completa nos concede certa independência  para buscar crescimento e trabalhar mais o coletivo.  Esse atendimento do governo, no intuito de melhorar a operação do Programa, ajudará a estruturar ainda mais a cadeia leiteira e fortalecer ainda mais a agricultura familiar”, pontuou Klécio Santos, presidente da Pindorama.

A Pindorama foi beneficiada com três veículos-frigoríficos equipados com sistema especial de refrigeração para manter os valores nutricionais do leite preservados em meio a logística de distribuição, independente das adversidades climática. Cada caminhão possui a capacidade de 12 toneladas. As máquinas se encontram  no pátio do laticínio Pindorama e seguem em processo de higienização. 

Com o reforço do Programa do Leite entre as alternativas de diversificação produtiva na agricultura familiar, a Pindorama já colocou em prática seus planos de investimento em assistência técnica e reprodução de animais. “O aporte em conhecimento técnica é uma aposta nossa para acelerar os ganhos produtivos e, consequentemente, promover o aumento do volume de leite. O leite está em nosso foco.  Essa atividade vem ganhando em sua produção condições de trabalho para que seja tocada com eficiência e os pagamentos aconteçam ordenadamente”, ressalta Klécio.