Economia

CPLA renova vendas à prefeitura de Maceió por meio do PNAE

A venda dos itens fomenta a produção da agropecuária local

Por Assessoria 16/04/2018 09h09
CPLA renova vendas à prefeitura de Maceió por meio do PNAE

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) renovou o fornecimento de derivados lácteos  às escolas de Maceió por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante solenidade de assinatura  de contrato, nessa sexta-feira,13, em Maceió. O ato foi comandado pelo prefeito Rui Palmeira e a Secretária Municipal de Educação, Ana Deise, ao lado das oito cooperativas que passam a integrar o programa.

“A agricultura familiar comemora sua afirmação no mercado institucional e o interesse em fortalecer o trabalho do pequeno produtor. Para a CPLA, em particular, as vendas institucionais têm sido a grande alternativa por sua remuneração fixa e por promover segurança às famílias no campo”, enfatizou Aldemar Monteiro, diretor-presidente da CPLA.

A cooperativa, que possui mais de 2 mil pequenos produtores espalhados em 100 municípios, destina às escolas de Maceió quatro produtos: leite em pó, queijos, bebidas lácteas e manteiga. A venda dos itens fomenta a produção da agropecuária local e ainda oferta aos estudantes a qualidade de produtos agroecológicos.

“Com um grande volume produtivo apresentado pelas cooperativas de Alagoas, também solicitamos do prefeito Rui Palmeira uma ampliação das compras, visto que  os produtores conseguiram se organizar e aumentar  o desempenho. Estamos certos de que a  cada chamada atendida, a ação é revertida em ganhos de renda e empregos no campo”, comentou Monteiro.

Iniciado em 2015, o PNAE de Maceió atende a Lei Federal n° 11.947/2008, que prevê a compra de pelo menos 30% dos gêneros alimentícios para o cardápio escolar sejam oriundos da agricultura familiar.