Economia

Governador afirma que safra de milho em AL deve atingir 100 mil toneladas

Por Agência Alagoas 12/05/2018 09h09
Governador afirma que safra de milho em AL deve atingir 100 mil toneladas

O governador Renan Filho afirmou que a produção de milho em Alagoas, este ano, deve atingir 100 mil toneladas. A previsão foi anunciada na manhã desta sexta-feira (11) durante o lançamento da Safra de Grãos 2018, que aconteceu na zona rural de Anadia.

Segundo Renan Filho, o Estado caminha na direção da autossuficiência na produção de grãos, sobretudo de milho.

"Há um investimento superior a R$ 30 milhões para essa nova safra. Quando assumimos o Governo do Estado, a safra aproximada de milho era da ordem de 25 mil toneladas. Para este ano, esperamos uma safra de cem mil toneladas. Isso será um marco em nossa história porque Alagoas volta a diversificar e a elevar a sua produção de grãos", disse o governador.

Este ano, serão plantados 3.500 hectares de milho, 1.400 hectares de soja, 400 hectares de arroz, 90 hectares de algodão e 400 hectares de sorgo, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura  (Seagri). O governador recordou que Alagoas passou, ao longo dos últimos anos, a produzir soja, além de elevar a produção do milho, em busca da autossuficiência.

A produção de grãos em Alagoas tem comercialização garantida. Só o Grupo Coringa, por exemplo, importa quase 84 mil toneladas de milho por ano, por falta de produção local suficiente. Já a Bacia Leiteira consome, aproximadamente, 55 mil toneladas de milho e quase 30 mil de soja.

"Alagoas consome cerca de 500 mil toneladas de milho por ano e só produzia apenas 25 mil toneladas. Agora vamos chegar perto de 100 mil toneladas e temos que caminhar para nos tornarmos autossuficientes", propôs Renan Filho.

Programa

O Programa de Incentivo à Produção de Grãos em Alagoas traz duas novidades para esta safra. A primeira é que será feita a safrinha, ou seja, quando ocorrer a colheita de soja, inicia-se o plantio de feijão, favorecendo duas culturas no mesmo ano. A segunda é que a safra conta com grãos tecnificados, que elevam a produtividade.

"O objetivo desse projeto é integrar todos os parceiros para que a gente tenha uma grande safra, já que esse ano, graças a Deus, voltou a chover com maior regularidade em Alagoas. Estamos colaborando também com a agricultura familiar. Iniciamos um amplo programa de distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo. Isso vai possibilitar que o pequeno proprietário possa plantar também", acrescentou Renan Filho.

O gestor da Seagri, Antônio Santiago, garantiu que este será o ano da virada para o setor agrícola alagoano.

"Estamos com o desdobramento de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos três anos com o incentivo através do grande programa de diversificação de grãos", lembrou Santiago.

Os secretários de Agricultura da Paraíba, Rômulo Montenegro, e do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, prestigiaram o evento, além de produtores rurais, empresários do agronegócio, representantes do setor financeiro, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos de municípios da região.

O secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte confessou que lhe chamou a atenção o fato de os solos alagoanos estarem extremamente vocacionados para a agricultura e de contarem com um regime de chuva bastante estável. Ele destacou, ainda, que a diversificação implantada aqui como alternativa à monocultura da cana-de-açúcar é um exemplo a ser seguido pelos demais Estados nordestinos.

"A ideia é replicar o que está sendo bem feito aqui lá no Rio Grande do Norte. Nós, infelizmente, temos algumas usinas de cana-de-açúcar que estão fechando e outras passando por dificuldades, por isso temos de encontrar soluções para a agricultura, sobretudo para o pequeno agricultor familiar e para empresários que queiram investir nesse segmento", revelou Saldanha.

Durante a solenidade, o governador e os secretários de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, e da Saúde, Christian Teixeira, fizeram a entrega de duas ambulâncias e dois tratores aos municípios de Boca da Mata e Anadia. Os veículos e as máquinas agrícolas foram recebidos pelos prefeitos Valter Acioli e Celino Rocha, respectivamente.

"Estamos fazendo o mais amplo programa de mecanização agrícola já existente em Alagoas, distribuindo 140 tratores. No sábado (12), estarei em Senador Rui Palmeira fazendo a entrega de equipamentos agrícolas para cerca de 12 cidades do Sertão, de maneira que a agricultura é sempre uma atividade fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado porque está vinculada ao dia a dia do cidadão. Quando a agricultura cresce, ela ajuda a gerar renda, a gerar emprego e dinamizar nossa economia", concluiu o governador.