Negócios

Tropa do 13º Vaquejada e Trabalho recebe trato especial


Fonte: Assessoria

16/05/2018 09h56

Na reta final dos preparativos para o 13º Leilão Vaquejada e Trabalho, que acontece sábado,19, no Parque da Pecuária, a tropa quarto de milha, dos Haras CPMF e  Haras Porto Rico, recebem atenção redobrada. O intuito é assegurar o bem estar animal e garantir que os animais cheguem em perfeitas condições as suas novas casas.

“O leilão começa bem antes da primeira batida do martelo. A partir da seleção da tropa, o animal já entra em regime de preparação, recebe maiores cuidados para evitar lesões  e qualquer risco a saúde”, diz a promotora do remate, Marla Tenório.

No manejo nutricional, a ordem, nos Haras CPMF e Porto Rico, é explorar a suplementação com base nas exigências da raça por água, volumoso, concentrado e sal mineral. “As bases alimentares são as mesmas mas ganham um reforço com foco na iniciação da vida adulta e atlética do animal. Sempre de forma balanceada para evitar desequilíbrios e, consequentemente desenvolvimento de enfermidades”, chama atenção a criadora.

Também é comum na rotina pré-leilão os animais passarem por sessões de atividades anti-estresse. “As equipes de campo estendem um pouco mais a rotina de exercícios e o período de passeios. As baias recebem som ambiente para evitar qualquer tipo de agitação”, diz a criadora.

Antes de embarcar com destino ao recinto de leilões, o animal também é submetido a uma bateria de exames  para certificar sua sanidade e perfeitas condições físicas. “Os veterinários fazem um verdadeiro check-up no quesito saúde com direito a higienização completa e  casqueamento”, avisa a criadora.

No desembarque no local do leilão, os cuidados continuam com a vistoria técnica feita por um inspetor da Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM). “Toda documentação, registro animal e análise visual do animal são observados. Após isso os animais são acomodados em baias individuais com todos os mantimentos e espaço necessário até a hora do leilão”, detalhou Tenório.

Remate

A tropa de quarto de milha do Leilão Vaquejada e Trabalho contará com  matrizes, potros e potras de geração com linhagem genética de vaquejada.

 No total, serão comercializados 45 lotes exclusivos dos Haras Porto Rico e CPMF. O remate também irá lançar no mercado de reprodução de vaquejada, o garanhão Apolo Streak Cash, filho do lendário Apolo VM.

Os animais chegam ao parque na próxima sexta-feira,18, no período da manhã. À noite, a partir das 19h,no Parque da Pecuária, será promovido um coquetel de apresentação para conferir de perto a tropa. A apresentação indivudual dos animais será conduzida pelo assessor Ayrton Lins e leiloeiro Aníbal Ferreira. 



Compartilhe