Economia

Governo de AL debate investimentos e parcerias com a Embaixada da China

Por Agência Alagoas 25/05/2018 09h09
Governo de AL debate investimentos e parcerias com a Embaixada da China
Neno Canuto

O governador em exercício, desembargador Otávio Praxedes, e o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, debateram a possibilidade de investimentos e parcerias nas áreas de indústria, comércio e turismo em Alagoas. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (24), no Palácio República dos Palmares, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

O embaixador veio a Alagoas a convite do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, para participar do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que acontece em Maceió a partir desta quinta-feira.

“Estou muito satisfeito em voltar a Alagoas. A primeira vez que estive no Estado foi há quatro anos e pude perceber que, nesse período, Maceió apresentou grandes avanços, o aeroporto e os hotéis estão mais modernos e a cidade está mais bonita. Posso afirmar que o povo de Alagoas, sob a liderança de seu Governo, está trabalhando muito para tornar seu lar cada vez mais bonito”, disse Li Jinzhang.

O governador em exercício Otávio Praxedes levantou a possibilidade de que novos investimentos sejam feitos no Estado, a exemplo da indústria chinesa de fibra ótica ZTT, já instalada em Alagoas.

“Nós acompanhamos a evolução chinesa. É um país que tem se desenvolvido rapidamente em todos os aspectos, principalmente na área tecnológica, e investe muito no Brasil. O Estado de Alagoas ficaria muito feliz em receber mais investimentos chineses, com um olhar mais próximo do governo chinês”.

À comitiva chinesa, o secretário Rafael Brito apresentou dados referentes ao turismo e ao desenvolvimento econômico em Alagoas. “Como o embaixador observou, Alagoas tem passado por mudanças extremamente importantes nos últimos três anos, principalmente nesses dois setores. Enquanto o Brasil vive a maior crise econômica da sua história, Alagoas está inaugurando novas indústrias e o volume de vendas no varejo é o que mais cresce no país. Nos últimos 12 meses, em taxas chinesas, o comércio alagoano cresceu 7,7% e o Brasil 1,8%”, lembrou o secretário.

“No turismo local, nosso aeroporto internacional bateu recorde no ano passado, com movimentação de mais de dois milhões de passageiros. E, no turismo internacional, só nos primeiros quatro meses do ano recebemos mais turistas que nos anos de 2014, 2015 e metade do ano de 2016 somados”, observou Brito.

Li Jinzhang comentou os números apresentados e parabenizou o Governo de Alagoas pelos resultados obtidos em meio ao contexto de crise. “O crescimento do varejo é um indicador muito importante, porque aponta a elevação do rendimento da população, demonstrando que a capacidade de consumo está aumentando. Na área de turismo, vocês conseguiram um resultado extraordinário, com uma taxa de crescimento mais elevada que a taxa chinesa”, avaliou o embaixador.

“Atualmente, o turismo em nosso país representa um polo econômico muito importante, o que fez com que o governo chinês criasse um novo ministério, o Ministério da Cultura e Turismo. Além disso, nos últimos anos, o número de turistas chineses que viajam para outros países ultrapassou a casa dos 100 milhões. Temos interesse em trabalhar com o Brasil para estimular a cooperação nessa área. Conforme as estatísticas do Ministério do Planejamento, o volume de investimento chinês no Brasil já ultrapassou a marca de US $ 55 bilhões e as áreas de investimento estão aumentando. A maior parte desses investimentos aconteceu por meio do contato entre as empresas dos dois países ou entre as empresas e o governofFederal e os governos locais”, explicou Li Jinzhang.

A pedido do embaixador, o secretário Rafael Brito entregou à comitiva chinesa um exemplar do Guia de Investimentos elaborado pelo Governo de Alagoas com todas as informações necessárias, inclusive os incentivos fiscais oferecidos a empresas que tenham o interesse de se instalar no Estado.

Após a reunião, o governador em exercício Otávio Praxedes presenteou o embaixador com uma peça da linha de artesanato alagoano Alagoas Feita à Mão e recebeu uma coletânea de elementos da cultura chinesa, publicados em livro.