Economia

Chuvas incentivam o plantio de cana em AL

Apesar das dificuldades, fornecedores e usinas estão retomando o plantio para o próximo ciclo

Por Assessoria 25/05/2018 10h10
Chuvas incentivam o plantio de cana em AL
Reprodução

Após registrar a menor safra de cana da série histórica dos últimos quase 40 anos, com apenas 13,7 milhões de toneladas processadas, o otimismo toma conta das entidades que representam o setor sucroenergético do Estado.

“As chuvas voltaram com intensidade e uma melhor distribuição. Isso deixa o produtor entusiasmado em continuar com a lavoura canavieira”, afirmou o diretor Técnico da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas – Asplana, Antonio Rosário.

De acordo com ele, apesar das dificuldades financeiras, fornecedores e usinas estão retomando o plantio da cana para o próximo ciclo, utilizando técnicas adequadas somadas ao uso de uma boa semente e de fertilizantes.

“Diante deste cenário, não tenho dúvidas que vamos retornar já na próxima safra ao patamar dos 16 milhões de toneladas de cana processadas. Só em termos de cana/planta vamos poder aumentar a quantidade de cana beneficiada. Se a situação melhorar no item preço, logo passaremos chegando as 18 milhões de toneladas de cana esmagadas”, reforçou Rosário.

Segundo ele, o crescimento na produção deve ser ainda maior na safra 19/20. “Acho que agora saímos do fundo do poço. As usinas voltaram a pagar e a cumprir com as obrigações e nós vamos continuar a plantando cana dentro de um novo zoneamento. A área que não for pra cana será usada com outra lavoura, a exemplo de grãos, eucalipto e até a pecuária”, finalizou.