Economia

Com greve, hotéis de AL tem reservas canceladas no feriadão

Alagoas foi um dos estados menos afetados do país e teve cancelamento de pelo menos 5% das reservas nos hotéis

Por Redação com Agência Brasil 30/05/2018 23h11
Com greve, hotéis de AL tem reservas canceladas no feriadão
Praia de Pajuçara, Maceió

A greve dos caminhoneiros deverá afetar o turismo durante o “feriadão” de Corpus Christi, nesta quinta-feira (31). De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), houve quedas expressivas na ocupação hoteleira, desde a semana passada, além de cancelamentos de reservas.

Alagoas foi um dos estados menos afetados do país. Ainda assim pelo menos 5% das reservas nos hotéis do Estado para o feriado foram canceladas, mesmo número da Bahia, segundo a ABIH nacional. Nos outros estados do Nordeste os cancelamentos foram maiores. O Ceará registrou uma média de 15% de reservas canceladas para o feriado, enquanto em Pernambuco a redução foi de 7%.

Em Minas Gerais, a queda na ocupação média da semana na capital Belo Horizonte deve chegar a 30%. O mesmo ocorreu em Brasília, Curitiba e no estado do Rio Grande do Sul, que também registraram baixa de 30% de ocupação dos hotéis nesse período.

São Paulo registrou durante a semana cancelamento de 50% das reservas e para o feriado a expectativa é de uma queda de 20%. No interior do estado, o recuo foi de 40%. No litoral paulista, 90% das reservas para o feriado foram canceladas, mas a expectativa da associação é que o percentual diminua com a normalização dos serviços e abastecimento de combustível.

Na cidade do Rio de Janeiro, a expectativa de ocupação para o feriado é mesma do ano passado, em torno de 47%, mas representa uma queda na expectativa de recuperação na ocupação dos hotéis para o período, em cerca de 3%.

Saiba mais: Com greve, hotéis têm reservas canceladas para feriado