Economia

Presidente da Asplana participa de debate sobre RenovaBio

A reunião contará com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia

Por Assessoria 06/06/2018 11h11
Presidente da Asplana participa de debate sobre RenovaBio
Reprodução

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho, participará, na próxima terça-feira, dia 12, de uma reunião, a partir das 10h, na sede da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), em Brasília, que vai debater a participação dos fornecedores independentes de cana no programa RenovaBio.

A reunião contará com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia, tendo como palestrante o diretor de Combustíveis Renováveis e um dos idealizadores do programa, Miguel Lacerda.

O propósito do encontro é de construir alternativas e propostas para que os fornecedores de cana possam ter uma participação efetiva na nova política nacional para os biocombustíveis.

Renovabio

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol e biodiesel, além do potencial também no biogás, do biometano, e do bioquerosene.

O RenovaBio é uma proposta de regulação que objetiva: a indução de ganhos de eficiência energética na produção e no uso de biocombustíveis e o reconhecimento da capacidade de cada biocombustível contribuir para atingir metas de descarbonização. A propostadoRenovaBionãoestáligadaàcriaçãodeimpostosobrecarbonooudesubsídios aosbiocombustíveis.

O estabelecimento de metas de redução das emissões de carbono para o mercado de combustíveis, em sintonia com os compromissos assumidos pelo País no Acordo do Clima de Paris,vai criar um mercado mais previsível para os biocombustíveis, o que não acontece até hoje.