Economia

Alagoas recebe pela primeira vez reunião da SBPC com atrações em três espaços

70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ocorre na Ufal

Por Agência Sebrae 17/07/2018 20h08
Alagoas recebe pela primeira vez reunião da SBPC com atrações em três espaços

Empreendedorismo é mais do que apenas abrir seu próprio negócio. Para aumentar essa conscientização e provar que é possível empreender em todos os campos da vida, o Sebrae em Alagoas participa, de 22 a 27 de julho, da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que terá como sede a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O Sebrae estará presente no evento com ações na SBPC Jovem, através da Arena do Conhecimento, na ExpoT&C, com um estande institucional, e ainda com o Empório Sebrae.

O evento deste ano tem algo a mais de especial para a SBPC, que completa 70 anos de atuação no Brasil. Para Alagoas, é a primeira vez que o estado recebe uma das reuniões anuais da instituição, que vêm sendo realizadas de forma ininterrupta desde 1948, quando foi criada para defender o avanço científico e tecnológico e o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Missões que se alinham a um dos objetivos estratégicos do Sistema Sebrae, que é promover a Educação e a Cultura Empreendedora no Brasil.

Dessa forma, o Sebrae em Alagoas levará para a Reunião da SBPC palestras, apresentações de startups, exposição e debates voltados para incentivar o crescimento da educação empreendedora entre as pessoas, em especial, os jovens. Danisson Reis, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, destaca a importância da participação da instituição no evento.

“A reunião da SBPC é um dos maiores eventos de promoção à ciência e à inovação no país. Como o Sebrae é um dos principais articuladores do sistema nacional de inovação, não poderia estar de fora desse evento. É nosso dever aproveitar a oportunidade e mostrar para sociedade alagoana o nosso papel na promoção não só da inovação, mas do empreendedorismo e do desenvolvimento territorial”, frisou.

A reunião deste ano tem como tema ‘Ciência, Responsabilidade Social e Soberania’, e a participação em todos os espaços é totalmente gratuita e aberta ao público – as inscrições somente serão necessárias para quem quiser frequentar um minicurso, obter o certificado de participação geral ou o material do evento. As atividades do Sebrae estarão centradas em três espaços que terão atrações próprias e também de parceiros. Conheça cada uma delas abaixo e programe sua visita ao campus da UFAL em Maceió. 

Arena do Conhecimento na SBPC Jovem 

A SBPC Jovem é uma atividade paralela à programação científica da reunião, voltada a jovens do ensino básico como forma de despertar o interesse de crianças e jovens pelo universo científico, tecnológico e de inovação através de eventos lúdicos e interativos. Para atrair ainda mais esse público, o Sebrae em Alagoas preparou a Arena do Conhecimento, montada no formato de Lego.

As palestras e apresentações idealizadas pelo Sebrae vão girar em torno dos temas ‘empreendedorismo’, ‘educação financeira’ e ‘uso seguro da internet’. “A programação é especialmente voltada para estudantes de todos os níveis de ensino, em parceria com as escolas de ensino de tempo integral, empresários envolvidos nas áreas de Ciência e Tecnologia e educação financeira, entre outros. Teremos também parceiros selecionados pela UFAL através de um edital de propostas e outros convidados”, explicou Isabel Barcellos, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas.

Dessa forma, a Arena do Conhecimento irá reunir, da parte do Sebrae, palestras como 'Desvendando seu perfil comportamental para o mundo empreendedor' ou uma conversa com Gesyka Santos, uma das sócias da startup alagoana Fábrica de Bots na 'Utilizando o chatbot no empreendedorismo para captação de clientes'. Entre as propostas selecionadas pela UFAL estão ‘Mundo da Magia – O lúdico e a ciência’, ‘Vai, Mestranda!’ e ainda a palestra ‘A voz do lúdico na sociedade escolar’, que será apresentada por jovens da Escola Estadual Rui Barbosa, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.  

Estande na ExpoT&C e Empório Sebrae 

A ExpoT&C é a mostra de ciência, tecnologia e inovação (C, T&I) do evento. Ela vai reunir expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços, entre elas, o Sebrae. Lá, a instituição terá um estande para contar de forma simples e direta a relação dela com a promoção da inovação. Outra atração será o Empório Sebrae, que contará com exposição de economia criativa, uma praça pró-sustentabilidade e uma arena de alimentação.