Economia

Neste final de ano, Alagoas terá mais oferta de vagas temporárias do que em 2017

Por Assessoria 10/10/2018 17h05
Neste final de ano, Alagoas terá mais oferta de vagas temporárias do que em 2017

A proximidade do final de ano já começa a movimentar as contratações temporárias. Analisando o período de junho a agosto deste ano, o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento do Estado Alagoas constatou que já houve a contratação de 219 trabalhadores temporários, em Maceió, e 510 em Alagoas.

O desempenho geral, à primeira vista pode ser tímido, mas traz um aumento de 4,29% comparado ao volume absorvido pelo mercado no ano passado em Alagoas, quando o número de contratações foi 489. Porém, em relação à capital, em 2017 foram contratados cerca de 246 colaboradores em regime temporário de trabalho; volume 10,97% maior do que o estimado para este ano.

Ainda que a projeção seja menor em Maceió, as pesquisas de expectativas do empresário do Comércio demonstram mais confiança com a dinâmica do consumo e, em setembro, houve um maior investimento para preparar as lojas para o final do ano. “Comparado ao mesmo período do ano passado, a confiança do empresário teve um melhor desempenho, 1,7% a mais, o que demonstra uma maior disposição para investir em seus estabelecimentos e nos estoques. Porém, em relação à contratação de funcionários houve uma redução de 2,3% nas intenções”, esclarece o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha. De acordo com ele, como a maior parte dos estabelecimentos comerciais se concentra em Maceió, essa redução na intenção de contratar explica porque a estimativa de temporários na capital é menor para 2018.

Como o mercado é dinâmico e essa projeção é feita em cima de dados coletados até agosto, há uma possibilidade de o número de temporários aumentar. “A análise vai até agosto e as contratações costumam acontecer até setembro. Sendo assim, caso o comércio tenha registrado em setembro a mesma dinâmica dos meses anteriores, pois ainda não temos esses dados, é bem provável que o saldo alagoano fique em 590 temporários”, observa o economista, acrescentando que esse número representa apenas 0,78% das contratações de temporários esperada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que recentemente divulgou a previsão de contratação de 73,1 mil trabalhadores temporários, um avanço de 10% em relação aos 66,7 mil postos criados no ano passado.