Economia

Setor agropecuário impulsionou crescimento do PIB alagoano, mostra governo

Por Redação 04/04/2019 12h12
Setor agropecuário impulsionou crescimento do PIB alagoano, mostra governo
Foto: FAES

Os dados são referentes ao ano de 2018, mas já mostram uma estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, impulsionada principalmente pelo setor agropecuário. Em entrevista coletiva, o Secretário Especial de Planejamento e Orçamento, Tadeu Barros, explicou que a diversidade do setor ocasionou esse crescimento.  

Conforme os dados, o PIB alagoano cresceu em 1,53% média acima dos números registrados nacionalmente que é de 1,10%. Com esse aumento, Barros afirmou que Alagoas volta a patamares ditos antes da crise econômica que assolou o país em 2015. “Estamos mostrando apenas uma estimativa que será comprovado através dos dados do IBGE daqui a dois anos”, colocou ele.

Segundo o secretário, a própria diversidade do setor agropecuário mostra que o estado não fica na dependência de apenas uma cultura. Além da agropecuária, o setor de serviços também foi favorável para essa elevação do PIB.

Para Tadeu, a valorização de diferentes culturas no campo impulsionou uma maior flexibilidade e retirou o estado da monocultura da cana de açúcar. Atualmente, os agricultores alagoanos estão apostando em plantações como laranja, abacaxi, banana e outros alimentos.

A coleta dos dados foi realizada durante três meses, com um grupo pessoas que utilizaram a mesma metodologia que é usada pelo IBGE para divulgar os dados do PIB em todo país.

 

 

Fonte: Cada Minuto