Negócios

Ingleses vão investir R$ 750 milhões em Alagoas


Da redação
Fonte: Blog do Edivaldo Junior

07/06/2019 18h10

O agreste alagoano vai ganhar força na economia com a chegada do fundo de investimento londrino Appian Natural. Eles estão trazendo para o Estado o projeto de exploração de reservas de cobre, com projeção de investir R$ 750 milhões e gerar 1,2 mil empregos.

O fundo já possui duas minas no Nordeste, uma de cobre em Alagoas e uma de níquel na Bahia, está iniciando pelo Estado suas operações em mineração no Brasil. Em Alagoas, o Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV), no município de Craíbas, tem expectativa de produzir 100 milhões de concentrado de cobre por ano.

O projeto inicial pertendia a Aura Mineral, do Canadá, mas foi repassado para os ingleses. O projeto, segundo reportagem do jornal Valor, de quinta-feira (06), “está a todo vapor. A companhia já comprou o maquinário e está iniciando neste mês a terraplenagem no local”.  A estimativa é que as obras durem por 18 meses e a mina entre em operação em 2021, disse fonte ouvida pelo jornal.

A reportagem do Valor também ouviu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.

Rafael Brito informou que o projeto conta com incentivos fiscais, com dedução de até 92% de ICMS quando começar a produzir e vender o concentrado de cobre. “Além disso, todo insumo e maquinário será isento do imposto. O que calculamos foi o quanto essa empresa pode gerar de empregos e movimentar a economia local, não o quanto o fisco perde em arrecadação”, disse Brito, acrescentando que o benefício fiscal se estenderá por 15 anos.

O Projeto Serrote da Laje já possui licença de instalação do IMA/AL, desde 2017. O destino do concentrado do cobre produzido em Serrote será o mercado asiático e europeu e, segundo o Valor apurou, irá abastecer fundições dessas regiões. Ainda não está definido por qual porto será exportada a produção. O mais provável é o porto de Maceió (AL) ou Aracaju (SE). Todo o transporte até o terminal portuário será feito por caminhão.

O Appian foi criado em 2014 com o objetivo de investimentos em empresas de metais e de mineração, principalmente metais de base e projetos menores. O fundo não tem projetos que envolvem minério de ferro, que exigem investimentos e infraestrutura maiores.

No final de 2017, representantes do fundo internacional Appian Capital Advisory, Michael Sherb e Edward Otto, se reuniram com os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Gabinete Civil, Rafael Brito e Fábio Farias, para discutir a operacionalização da Mineradora Vale Verde, instalada no município de Craíbas.

Oportunidade de empregos:

A Mineração Vale Verde abriu vagas de trabalho na sede em Craíbas – Al. Os interessados em se candidatar as vagas seguir orientação do link a seguir: oportunidade de empregos

 



Compartilhe