Negócios

Palestra abordará importância do planejamento tributário


Fonte: Fecomércio/AL

09/06/2019 15h00

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) promoverá a palestra “Planejamento Tributário: como otimizar a gestão e reduzir o custo”, com o advogado Pedro Mendonça. O evento conta com a parceria do Sebrae e acontece no próximo dia 17, às 19h, no auditório do Senac Poço.

O foco da palestra é contribuir para que as empresas possam gerir as obrigações tributárias de forma planejada e eficaz, Especialista na área, Pedro Mendonça explica que não há como se falar em racionalidade e economia tributária sem falar sobre gestão de tributos e planejamento tributário. Isso porque a gestão consiste na forma eficaz, e não apenas eficiente, de gerir as obrigações tributárias. “Em Administração, as palavras eficiência e eficácia possuem significados distintos. Enquanto eficiência significa fazer de modo certo a coisa, eficácia é fazer a coisa certa”, diferencia.

Nesse contexto, a Gestão Tributária eficiente seria apenas cumprir corretamente todas as obrigações tributárias, enquanto a gestão eficaz seria, além deste cumprimento, gerenciar os tributos de modo a tornar a carga tributária menos onerosa aos negócios, ao patrimônio e ao quadro societário da empresa.

Somado a isso, o planejamento tributário vem a ser uma observação mais atenta da empresa, de modo a perceber qual a menor tributação que pode ser aplicada. “O planejamento tributário consiste em estudar bem a empresa e analisar previamente as alternativas e os efeitos tributários dos atos e negócios jurídicos, a partir deste estudo, optar por aqueles com menor tributação”, explica Mendonça, acrescentando que ao proceder dessa forma, a empresa racionaliza suas atividades fiscais, beneficiando-se com a melhor tributação e tornando-se competitiva.

Pedro Mendonça de Barros é advogado, Mestrando em Direito Tributário pela FGV-SP, coordenador da pós-graduação em Direito Tributário e do MBA em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário da UNIT-AL.

Os interessados em participar da palestra podem se inscrever por meio do e-mail instituto@fecomercio-al.com.br. O investimento é de R$ 10, mais 1kg de alimento não perecível. Na oportunidade haverá sorteio de duas consultorias tributárias. Informações: 3026.7222.



Compartilhe