Economia

Expectativa para feriado é de mais de 90% em ocupação hoteleira

A média de ocupação dos 56 hotéis associados da capital é 0,39% maior do que o ano passado

Por Ascom Semtel 12/11/2019 11h11
Expectativa para feriado é de mais de 90% em ocupação hoteleira
Reprodução

Mais um feriado se aproxima e os números do turismo de Maceió já apontam para resultados positivos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), a previsão é que 92% dos leitos hoteleiros de Maceió estejam ocupados no feriado prolongado da Proclamação da República, no próximo dia 15 de novembro. A média de ocupação dos 56 hotéis associados da capital alagoana é 0,39% a mais do que o registrado no ano passado. 

Em um levantamento realizado pelo Hotel Urbano – Hurb, agência de viagens online, publicado no mês passado, os locais de praia são os mais procurados pelos turistas para passar o feriado prolongado. No ranking, Maceió ocupa o 6º lugar como o destino mais procurado da plataforma para o feriadão da Proclamação da República.

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, estes dados comprovam  o bom desempenho do setor, que trabalha com iniciativas públicas e privadas de forma sinérgica para o desenvolvimento turístico do destino. 

“O Destino Maceió cada vez mais tem registrado importantes indicadores. E isso é fruto de medidas adotadas pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico, para fortalecer e promover os nossos atrativos – que já é consolidado como um dos mais procurados do Brasil. O reforço na malha aérea alagoana, as ações promocionais e de capacitações realizadas pela Semtel com agentes de viagens; a participação em feiras importantes – que estreitam os relacionamentos com os mercados emissores para Maceió -, todo esse trabalho de base tem se revertido em números que comprovam que estamos no caminho certo”, ressaltou o secretário. 

Além da variedade dos atrativos, a Semtel se divide em várias frentes para manter Maceió como um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. São diversas ações de estruturação, planejamento e marketing. Há um trabalho continuo, ao longo de todo o ano, para nivelar a sazonalidade, investindo em eventos regionais que valorizam a cultura local, como a já consagrada iluminação natalina e o Natal dos Folguedos –  que antecipam a alta temporada de verão e mantêm a ocupação hoteleira antes e durante das festas de fim de ano.

Monitoramento das praias 

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), lançou uma plataforma digital de monitoramento diário das principais praias turísticas da capital alagoana. O site, que pode ser acessado pelo link https://observatorioturismo.maceio.al.gov.br/monitoramento-praias-maceio/, conta com apoio do trade turístico e reúne informações oficiais, em um canal de comunicação direto com turistas e maceioenses, sobre as manchas de óleo que atingem o litoral nordestino. Embora até o momento a capital alagoana não tenha apresentado registros significativos do resíduo, a plataforma disponibiliza informações sobre a balneabilidade das praias, vídeos e imagens diárias sobre o destino, além de outros conteúdos que divulgam os atrativos naturais e o trabalho de monitoramento realizado pelos órgãos públicos locais.