Economia

Fecomércio-AL firma acordo com Consulado da Argentina

O objetivo é criar a Câmara de Comércio e Turismo Brasil Argentina, em Alagoas

Por Fecomércio/AL 18/12/2019 11h11
Fecomércio-AL firma acordo com Consulado da Argentina
Divulgação

Vinho, uva passa, azeite, azeitona, entre outros produtos argentinos, podem ser adquiridos por qualquer empresário de Alagoas. Hoje (16), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e o Consulado da Argentina, em Recife, assinaram o protocolo de intenções com o objetivo de criar a Câmara de Comércio e Turismo Brasil Argentina, em Alagoas. O momento contou a presença do cônsul da Argentina, em Recife, Alejando Funes Lastra.

O documento foi assinado pelos presidentes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Gilton Lima; do Sincadeal, Valdomiro Feitosa; e do Sirecom, Arthur Guillou, além do cônsul da Argentina, em Recife, Alejando Funes Lastra, que esteve pela terceira vez na Federação. Lima destacou que o trabalho de importação com a Argentina foi iniciado pela Fecomércio há um ano e que será dado continuidade.

Conforme o consultor da Fecomércio, Luizandré Barreto, a logística de compra de produtos do Sul é complexa e tem uma alta carga tributária, fazendo com que os empresários tenham que ter incentivos fiscais para diminuir esse custo. Segundo Barreto, ainda tem o custo terrestre que é elevado. “Então, a embaixada criou um programa que faz com que os exportadores argentinos deixem suas mercadorias inter prostradas no Porto de Suape.  Essa mercadoria não é nacionalizada, ou seja, não são pagos os impostos. Ao invés do pequeno supermercado, atacadista ou distribuidor comprar um contêiner de uva passa, eles podem comprar um terço de uva passa que já está no porto. Isso facilita muito a vida do empresário”, explicou.

Os empresários interessados podem aderir ao Programa de Importação, encabeçado pela Fecomércio. Mais informações: 3026-7200.