Economia

Indústrias de AL terão de aferir temperatura e dispensar trabalhador com mais de 60 anos

Segundo o governo, a abertura das empresas foi autorizada em Alagoas sob novos critérios de funcionamento

Por Redação com Jornal de Alagoas 30/03/2020 23h11
Indústrias de AL terão de aferir temperatura e dispensar trabalhador com mais de 60 anos

A partir desta terça-feira, 31, todas as indústrias estão liberadas da “quarentena” em Alagoas, mas terão de seguir algumas recomendações no esforço de contro da pandemia do novo coronavírus. Dentre as obrigações, as empresas terão que fazer aferição de temperatura de todos os trabalhadores, além de dispensar do serviço presencial colaboradores com mais de 60 anos de idade.

Além disso, as indústrias vão informar frequentemente o quadro de saúde individual do trabalhadores para o Estado e, em caso de aparecimento de qualquer sintoma, eles deverão ser mandados imediatamente para casa e posteriormente serão avaliados para a Covid-19.

“O governador tem sido extremamente assertivo em relação às medidas de prevenção no Estado, seguindo sempre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de especialistas da equipe técnica do Governo e do Ministério da Saúde. Não foi diferente com a decisão da retomada de 100% das atividades das indústrias, que antes funcionavam 80%. Junto com a medida, foram criadas uma série de exigências que priorizam a saúde dos trabalhadores, assim como tem acontecido em todos os segmentos que estão em funcionamento em Alagoas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Apelo

A liberação do funcionamento das indústrias aconteceu após ‘apelo’ do setor produtivo. No novo decreto que prorroga a “Situação de Emergência no Estado de Alagoas” como uma das medidas para enfrentamento da Covid – 19, o governo do Estado liberou o funcionamento de todas as indústrias.

A partir desta terça-feira, 31, de acordo com Decreto Nº 69.577, que prorroga algumas medidas do decreto 69.541, todas indústrias poderão funcionar normalmente em Alagoas. Em nova redação, publicado por incorreção, edição do Diário Oficial dessa segunda-feira, 30, foram liberadas para funcionamento, além das indústrias, “os respectivos fornecedores e distribuidores” destas empresas.

Materiais e varejo

A nova redação do Decreto Nº 69.577 liberou parcialmente o funcionamento de lojas de materiais de construção e prevenção de incêndio “para aquisição de produtos necessários à execução de serviços urgentes, por meio de entrega em domicílio e/ou como ponto de coleta”.

Ainda no segmento de serviços, os call centers permanecem autorizados a operar com apenas 50% do seu quadro de funcionários.

Durante o prazo de suspensão de atividades, que vai até 7 de abril, lojas e outros estabelecimentos comerciais também poderão funcionar em Alagoas apenas através de serviços de entrega, vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes nas suas dependências. Bares e restaurantes poderão funcionar, por entregas ou no sistema ‘pegue e leve’.

Saiba mais:  Abertura de indústrias é autorizada em Alagoas sob novos critérios de funcionamento