Economia

Após crise do Pinheiro, Braskem entra em nova fase em Alagoas

A empresa, até o momento, lidera as ações voluntárias no combate a Covid-19 no setor privado

Por Blog do Edivaldo Júnior 28/05/2020 12h12
Após crise do Pinheiro, Braskem entra em nova fase em Alagoas
Central de Triagem implantada pela Braskem no Ginásio do Sesi - Foto: Reprodução

Depois de encaminhar uma solução para os bairros de Maceió afetados pelo desastre da mineração, a Braskem entrou numa nova fase em Alagoas.

A empresa, até o momento, lidera as ações voluntárias no combate a Covid-19 no setor privado de Alagoas, com ações que vão da doação de kits de limpeza a implantação da central de triagem de síndromes gripais, no Ginásio do Sesi. Nessa quarta-feira (27), a Braskem anunciou a doação, com a ajuda de outras empresas, de 40 mil máscaras para profissionais de saúde em Alagoas.

Tão importante quanto estas ações, são os números positivos que a empresa deve gerar na economia do Estado a partir deste mês.

De acordo com o secretário da Fazenda, George Santoro, a indústria do Estado deve crescer 5% em maio de 2020 ante maio de 2019. A alta é puxada pelo setor químico e plástico, que apresentou variação de +20,1% na primeira quinzena deste mês comparado com igual período do ano passado.

“Esse crescimento é resultado da volta da operação da unidade da Braskem em Maceió.”, diz George Santoro.

A empresa já havia anunciado, a partir de abril, a retomada da operação na unidade de cloro e soda, agora com a utilização de sal importado de outros Estados ou países. A atividade de mineração de sal-gema segue suspensa e sem perspectiva de retorno.

Para a economia alagoana, a retomada da operação na fábrica de Maceió, acaba com as incertezas geradas no auge da crise do Pinheiro, em que a Braskem chegou a estudar a relocação da indústria para Sergipe ou Espírito Santo.