Polícia

Juiz profere palestra sobre violência doméstica nesta quinta-feira (16)

Por Dicom TJ/AL 15/08/2018 16h04
Juiz profere palestra sobre violência doméstica nesta quinta-feira (16)
Foto: Caio Loureiro

O juiz Alexandre Machado de Oliveira profere palestra sobre violência de gênero e a Lei Maria da Penha, nesta quinta-feira (16), às 10h, na Escola Santa Esmeralda, em Arapiraca. A ação faz parte da programação que o Juizado da Mulher da Comarca preparou para a Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem início em todo o país na próxima segunda (20) e segue até 24 de agosto.

“A informação é a maior aliada no combate a esse tipo de violência. Existe um ciclo de violência que a mulher, de forma geral, tem dificuldade de sair sozinha, daí a importância de uma política preventiva, da participação da sociedade e de ações como as que realizaremos no decorrer da semana e que continuaremos a realizar ao longo do ano”, afirmou o titular do Juizado.

Ainda segundo o magistrado, fortalecer a rede de proteção é fundamental para se combater a violência contra a mulher. “O Judiciário sozinho não vai resolver esse problema. Há a necessidade de fortalecer a rede de proteção, formada pela Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, Cras, Superintendência da Mulher, entre outros órgãos. É necessário que essa rede funcione e que a sociedade participe”.

Alexandre Machado afirma que mulheres vítimas de qualquer tipo de violência (física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral) devem procurar a delegacia especializada. Também podem ligar para os números 180 ou 190. “Não só a vítima deve procurar, mas qualquer pessoa que tiver conhecimento da prática de violência contra a mulher deve denunciar. O vizinho, o amigo ou o familiar que ficar sabendo de algo deve fazer a denúncia”.

Durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, o magistrado e a equipe do Juizado também proferirão palestras de conscientização nas Escolas Adriano Jorge (22/8), Lions Clube de Arapiraca (23/8) e Santa Catarina (29/8). Haverá palestra ainda no Auditório Francisco Barbosa Lima (24/8), em Craíbas.