Política

Pesquisa: Renan Filho “vira” sobre Rui Palmeira em Maceió

O Ibrape montou um cenário com 4 candidatos eventuais ao governo em 2018, assim como fez nas pesquisas anteriores

Por Edivaldo Júnior com www.edivaldojunior.com.br 02/08/2017 08h08
Pesquisa: Renan Filho “vira” sobre Rui Palmeira em Maceió

Acaba de sair do forno pesquisa Ibrape em Maceió. Como prometido, divulgamos os resultados de consulta de opinião com eleitores nas três maiores cidades do estado. Faltava a capital.

Em Maceió, o levantamento foi realizado entre 27 e 29 de julho com 1,5 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%.

O resultado traz uma novidade que vai dar o que falar nos meios políticos: pela primeira vez, desde o início de 2107, quando o Ibrape iniciou a série de pesquisas de opinião, Renan Filho (PMDB) aparece numericamente à frente de Rui Palmeira (PSDB) num eventual embate para o governo em 2018.

O Ibrape montou um cenário com 4 candidatos eventuais ao governo em 2018, assim como fez nas pesquisas anteriores.

Se as eleições para governador fossem hoje e os candidatos fossem os seguintes, o resultado, segundo o Ibrape ficaria assim: Renan Filho 21%, Rui Palmeira 20%, JHC (PSB) 14% e Mário Agra (Rede) 2%.

Nas primeiras pesquisas realizadas este ano, Rui sempre aparecia, em Maceió, à frente de RF.

A diferença ente os dois, no entanto, vinha caindo. No início de junho, segundo o Ibrape, Rui teria 29% e RF 23%. Agora, RF aparece à frente. O resultado em parte, reflete a boa fase do governo do Estado e as dificuldades da gestão de Rui Palmeira, agravadas pelas chuvas dos últimos meses.

Nos demais municípios, Renan Filho lidera com folga maior e fora da margem de erro. Confira

Arapiraca

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 41%. Em segundo, quem aparece é o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 16%, seguido de JHC com 3% e Mário Agra com 2%.

Palmeira dos Índios

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 40%, mais do que a soma de todos os outros candidatos juntos. Em segundo, quem aparece é o o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 15%, seguido de JHC com 7% e Mário Agra com 1%.

Rio Largo

Se as eleições fossem hoje os candidatos fossem estes, Renan Filho teria 37%, mais do que a soma de todos os outros candidatos juntos. Em segundo, Rui Palmeira teria 26%, JHC 7% e Mário Agra 1%. No confronto direto, ficaria assim: RF 38% x Rui 29%.

Senado e deputado federal

O Ibrape também quis saber a opinião dos eleitores de Maceió sobre o Senado e a Câmara Federal. Até esta quarta-feira pela manhã publico aqui.