Política

Biu consegue aprovar projeto e Codevasf vai atender 82 municípios de Alagoas

Senador pede ao presidente Temer que convide prefeitos e lideranças dos 82 municípios alagoanos para a cerimônia de sanção da lei no Palácio Planalto

Por REDAÇÃO com WWW.EDIVALDOJUNIOR.COM.BR 14/09/2017 11h11
Biu consegue aprovar projeto e Codevasf vai atender 82 municípios de Alagoas

O senador Benedito de Lira (PP-AL) está comemorando – literalmente – a aprovação de um projeto de lei de sua autoriza que permite dobrar a área de atuação da Codevasf em Alagoas. O órgão, que desenvolve importantes ações – da construção e gestão de perímetro de irrigação, passando por adutoras a obras de saneamento, além de uma forte atuação no setor agropecuário, passará a atender 80% dos municípios do estado.

A ampliação da área de atuação se dará após sanção do projeto de lei, que deverá contar com a participação dos prefeitos de Alagoas.

Veja texto enviado pela assessoria do senador:

Aprovado na Câmara dos Deputados projeto do senador Benedito de Lira que amplia a área de atuação da CODEVASF em Alagoas

Senador pede ao presidente Temer que convide prefeitos e lideranças dos 82 municípios alagoanos para a cerimônia de sanção da lei no Palácio Planalto.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto do senador Benedito de Lira que amplia área de atuação da Codevasf em Alagoas. Desde o ano passado, o projeto já havia sido votado no Senado e foi enviado para a Comissão da Constituição da Justiça da Câmara. Devido ao caráter terminativo, a aprovação do parecer do relator na CCJ foi suficiente para o projeto estar pronto para ser sancionado pelo presidente da República.

Foi decisiva a atuação do deputado Arthur Lira na Comissão de Constituição e Justiça. Com a experiência de quem já presidiu a CCJ, Arthur Lira conseguiu acelerar a tramitação, facilitando o trabalho do relator, o deputado Fausto Pinato (PP-SP).

O senador Benedito de Lira disse estar muito feliz com a aprovação do seu projeto, afirmando que é o coroamento de uma luta de 2 anos. A iniciativa permite que 80% dos municípios alagoanos sejam atendidos pela CODEVASF.

O senador explicou que, a partir do momento em que o presidente da República sancionar o projeto, os prefeitos de Alagoas vão poder trabalhar em parceria com a Codevasf. O primeiro benefício será de natureza ambiental, já que a Codevasf possui longa experiência em trabalhos de recuperação e despoluição de rios.

Progressivamente, serão realizadas ações de restauração de matas ciliares, dragagem dos leitos dos rios Mundaú, Paraíba e todos os demais rios que formam as principais bacias hidrográficas de Alagoas, especialmente as mais conhecidas como as Lagoas de Mundaú, Manguaba e Jequiá.

Hoje em Brasília, o senador Benedito de Lira transmitiu a informação ao presidente Michel Temer e fez um apelo para que ele transforme a cerimônia de sanção do seu projeto num ato político.

“Sugeri ao presidente que ele convide para a cerimônia de sanção no Palácio do Planalto todos os prefeitos e lideranças políticas para que possamos dar a este ato a grandeza e a importância que verdadeiramente representa para nosso Estado de Alagoas” comentou Benedito de Lira.