Política

Coligação de RF para 2018 já conta com 16 partidos

Renan Filho deve colocar em seu palanque na eventual campanha de reeleição ao menos 16 diferentes legendas

Por Edivaldo Júnior com www.edivaldojunior.com.br 03/10/2017 08h08
Coligação de RF para 2018 já conta com 16 partidos

É uma verdadeira sopa de letras e números. O governador Renan Filho deve conseguir colocar em seu palanque na eventual campanha de reeleição, em 2018, ao menos 16 diferentes legendas.

A “coligação” vazou – assim como chapa de deputado federal do grupo de RF – num grupo de watsapp e foi confirmada por “caciques” do PMDB e fontes do Palácio dos Palmares.

Além do PMDB, já estariam confirmados na coligação de Renan Filho os seguintes partidos:
PRB, PDT, PT, PTB, PSC, PPS, PMB, PMN, PV, PRP, PSD, PHS, PCdoB, Avante e Solidariedade.

O grupo de RF ainda pode ganhar o reforço de outras legendas – que vem sendo “sondadas” tanto em Alagoas quanto em Brasília. A conferir.

O que sobra para os outros?

Alagoas tem hoje cerca de 32 partidos em atuação. Fora do grupo de Renan Filho poucos tem tempo de TV e fundo partidário para montar uma chapa competitiva. É o caso do PSB, de JHC e do grupo de Rui Palmeira – que tem hoje em sua base o PP de Benedito de Lira, o PR de Maurício Quintella, o DEM de Thomaz Nonô, o PROS de Bruno Toledo e o PSDB de Téo Vilela.

Correndo por fora, mas com pouco tempo de rádio e TV, vem o PRTB de Adeilson Bezerra (que costura a formação de chapas proporcionais para deputado estadual e deputado federal – deixando para a livre escolha de seus candidatos a majoritária) e a Rede, de Heloísa Helena.

Outros partidos, como o Livres e o Podemos, também correm em faixa própria e devem definir seus rumos em breve. O Livres está sob o comando do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) e o Podemos tem um controle tripartite (Omar Coelho, Rafael Tenório e Cícero Almeida).

Fora disso, sobra pouco, muito pouco, para levar a frente a formação de qualquer – seja proporcional ou majoritária.

Um prazo no meio do caminho

Dependendo do que seja votado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal esta semana, o corre-corre para as filiações dos que desejam disputar as eleições em 2018 será grande. Se aprovado o prazo de um ano de filiação, os pré-candidatos só terão até o próximo dia 7 para se filiar a legenda pela qual pretendem disputar a eleição.

O prazo será fatal para nomes conhecidos na política. É o caso de Marx Beltrão que terá de escolher se fica ou sai do PMDB ou de Carimbão, que está no PHS mas já recebeu convites do Solidariedade, PSD e Avante – entre outros partidos.

Com diria Marco Maciel, tudo pode acontecer, inclusive nada.