Política

Ibrape mostra que Renan Filho seria reeleito no primeiro turno

Fora realizadas amostragens em 45 diferentes cidades de todas as regiões alagoanas.

Por EDIVALDOJUNIOR.COM.BR 14/10/2017 09h09
Ibrape mostra que Renan Filho seria reeleito no primeiro turno

Depois de fazer pesquisa específica nas maiores cidades de Alagoas, o Ibrape acaba de divulgar resultado de pesquisa geral de intenção de voto no estado.

O levantamento, divulgado na coluna Radar de Veja e em um site local, foi realizado entre 06 e 09 de outubro, com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%.

Fora realizadas amostragens em 45 diferentes cidades de todas as regiões alagoanas.

Renan Filho lidera, confirmando uma tendência, que vem se revelando desde o início deste ano, quando o Ibrape iniciou a série de pesquisas de opinião.

Nesse levantamento, no entanto, Renan Filho oscilou dentro da margem de erros dois pontos para baixo, enquanto Rui Palmeira ficou estável e JHC subiu três pontos na comparação com a pesquisa anterior, divulgada no começo de agosto deste ano (http://wp.me/p6TEFy-45g).

Mais uma vez, o Ibrape montou um cenário com 4 candidatos eventuais ao governo em 2018.

Segundo o instituto, se as eleições para governador fossem hoje e os candidatos fossem os seguintes, o resultado, segundo ficaria assim: Renan Filho 37%, Rui Palmeira 15%, JHC (PSB) 9% e Mário Agra (Rede) 1%. Dos entrevistados, 16% estão indecisos e 22% votariam branco ou nulo.

Apesar das oscilações, Renan Filho teria mais votos (37%) do que a soma dos seus adversários (25%) e venceria no primeiro turno.

No confronto direto, ficaria assim: RF 40% x 19% Rui; RF 42% x 14% JHC.

Presidente

Em alinhamento com as pesquisas anteriores, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para presidente. O desempenho do ex-presidente Lula continua surpreendendo. Mesmo depois de sua condenação pelo juiz Sérgio Moro, ele lidera com folga a disputa.

Se as eleições fossem hoje Lula teria 54% dos votos em Alagoa . Em segundo lugar aparece Bolsonaro (10%), seguido de Marina Silva (7%), Ciro Gomes (3%) e Geraldo Alckmin (2%).

Aprovação

O levantamento do Ibrape também quis saber qual a opinião do alagoano sobre os governo de Michel Temer e de Renan Filho.

A pesquisa mostra que a desaprovação do atual presidente continua em baixa. Ao ser apresentada a questão “na sua opinião, o governo do presidente Michel Temer, ate o momento, esta sendo”, o eleitor respondeu: ótimo 1%, bom 4%, regular 5%, ruim 13%, péssimo 75%.

Ao ser questionado se “O (a) Sr. (a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Michel Temer vem governando o Brasil?”, as respostas foram as seguintes: 5% aprova e 92% desaprova.

Diferente de Temer, Renan Filho tem aprovação em alta. Ao ser apresentada a questão “na sua opinião, o governo Renan Filho, ate o momento, esta sendo”, o eleitor respondeu: ótimo 5%, bom 39%, regular 26%, ruim 9%, péssimo 16%.

Ao ser questionado se “O (a) Sr. (a) aprova ou desaprova a maneira como o governador Renan Filho vem governando Alagoas?”, as respostas foram as seguintes: 58% aprova e 34% desaprova.

Veja as tabelas