Política

JHC foi o único que cresceu na pesquisa para o governo em AL

O levantamento, divulgado na coluna Radar de Veja e em um site local, foi realizado entre 06 e 09 de outubro, com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%

Por EDIVALDOJUNIOR.COM.BR 15/10/2017 08h08
JHC foi o único que cresceu na pesquisa para o governo em AL

Depois de fazer pesquisa específica nas maiores cidades de Alagoas, o Ibrape acaba de divulgar resultado de pesquisa geral de intenção de voto no estado.

O levantamento, divulgado na coluna Radar de Veja e em um site local, foi realizado entre 06 e 09 de outubro, com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%. A amostragem foi realizada em 45 diferentes cidades de todas as regiões alagoanas.

Mais uma vez, o Ibrape montou um cenário com 4 candidatos eventuais ao governo em 2018.

Segundo o instituto, se as eleições para governador fossem hoje e os candidatos fossem os seguintes, o resultado, segundo ficaria assim: Renan Filho 37%, Rui Palmeira 15%, JHC (PSB) 9% e Mário Agra (Rede) 1%. Dos entrevistados, 16% estão indecisos e 22% votariam branco ou nulo.

Apesar das oscilações, Renan Filho teria mais votos (37%) do que a soma dos seus adversários (25%) e venceria no primeiro turno.

 

JHC empata com Rui em Maceió

Entre um levantamento e outro, com dois meses de diferença, JHC foi o único que conseguiu crescer nas pesquisas para o governo. A melhora do desempenho do deputado federal nas pesquisas para o governo se deu principalmente em Maceió.

Na pesquisa anterior por região (http://wp.me/p6TEFy-44K), Renan Filho tinha 21% na capital, contra 20% de Rui Palmeira e 14% de JHC. Na pesquisa de outubro, no corte por região, Renan Filho aparece com 22% em Maceió. Já Rui Palmeira tem 18% empatado numericamente com JHC, que também foi citado por 18% os eleitores.

Se considerado as pesquisas de março, Rui Palmeira perdeu terreno em Maceió. Há pouco mais de seis meses ele liderava com 29%, contra 23% de Renan Filho.

O melhor desempenho de JHC para o governo se dá em Maceió e Zona da Mata, onde ele tem 13%, única em que aparece à frente de Rui Palmeira (11%). Nessa região, Renan Filho fica com 43%.

A nova pesquisa mostra que JHC, que ao crescer de 6% para 9%, teria fôlego para concorrer ao cargo, com chances de disputar o segundo lugar. Mas ao que parece a disputa pelo governo não está nos planos do deputado, que deve ir mesmo para a reeleição.

Já Rui Palmeira teve seu melhor desempenho (22%) na grande Maceió. Na região, JHC aparece com 6% e RF com 35%.

As melhores pontuações do governador Renan Filho foram no sertão (46%), Agreste (43%), Mata (43%) e Norte (42%). As menores no sul (38%), Grande Maceió (35%) e Maceió (22%).