Política

Políticos mais “velhos” disputam com “jovens” em AL

O uso das redes sociais foi incorporado ao arsenal dos políticos para conquistar o eleitor

Por Edivaldo Júnior 10/12/2017 13h01
Políticos mais “velhos” disputam com “jovens” em AL

Nas últimas duas eleições (2014 e 2016) a internet foi uma das principais ferramentas utilizadas na caça ao voto. O uso das redes sociais foi incorporado ao arsenal dos políticos para conquistar o eleitor.

Este território não é exclusivo dos políticos mais jovens. Ao contrário. As novas gerações terão que brigar muito também por este espaço. Os políticos que já passaram dos 40 e até mesmo a turma com mais de 60 anos manda bem nas redes sociais em Alagoas. E em alguns, lideram.

Um levantamento exclusivo feito pelo blog mostra que entre os políticos alagoanos com mandato, Renan Filho tem o maior número de curtidas e seguidores no Facebook.

Na amostragem (veja tabelas) feita com data dessa sexta-feira, 8, o governador tem 239,6 mil curtidas. O segundo maior número de curtidas é do senador Renan Calheiros (229,3 mil). Em seguida, aparecem Marx Beltrão (178,1 mil), Rui Palmeira (103,5 mil) e Fernando Collor (101,9 mil).

Entre os deputados federais, quem lidera, depois de Marx Beltrão, é Maurício Quintella, com 74,1 mil curtidas. JHC que manda bem nas redes é apenas o terceiro, com 64,5 mil curtidas.

Entre os deputados estaduais, quem lidera é Rodrigo Cunha, com 68,9 mil, seguido de Ronaldo Medeiros (30,2 mil) e Jairzinho Lira (13,2 mil).

Tendência em 2018

Se nas eleições anteriores, o Facebook foi a prioridade entre as redes sociais para a maioria dos candidatos, um aplicativo que começou a ganhar força em 2016 deve se consolidar como o queridinho dos candidatos em Alagoas nas eleições do próximo ano. Estou falando, claro, do Instagram. Alguns políticos atualizam e interagem com maior frequência o Insta do que qualquer outra rede.

Quem lidera entre os políticos alagoanos com mandato nesta rede é o Senador Renan Calheiros, que tem 82,6k (82,6 mil). Aqui as posições se invertem e Renan Filho aparece em segundo, com 74,5k. Rui Palmeira aparece em terceiro, com 58,7k.

Entre os federais, Marx Beltrão lidera com 39,2k, seguido de JHC com 37,3k e Pedro Vilela, com 17,4k.

Na “disputa” entre os estaduais, Rodrigo Cunha lideram com 28,4k, seguido de Thaise Guedes com 24,4k e Jairzinho Lira 12,2k.

Pode impulsionar

Diferente das eleições anteriores, os candidatos poderão impulsionar (pagar para divulgar) suas publicações nas redes sociais na campanha eleitoral de 2018. As regras ainda serão definidas pelo TSE. Mas de antemão, já se sabe que quem tem um público formado e consegue interagir com seus seguidores, parte na frente. E bem na frente.