Política

PT decide que não vai retornar ao governo de RF

O PT não abandonou o trabalho de construção de uma aliança com o PMDB de AL

Por Edivaldo Junior com www.edivaldojunior.com.br 14/12/2017 16h04
PT decide que não vai retornar ao governo de RF

Em nota assinada pelo presidente do diretório estadual em Alagoas, Ricardo Barbosa, o Partido dos Trabalhadores, comunica que decidiu encerrar e se retirar “das discussões com o Governo do Estado acerca de seu retorno nesta atual gestão que se finda”.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 14, após reunião entre o secretário de Gabinete Civil de Alagoas, Fábio Farias e o dirigente petista Joaquim Brito, que já foi secretário na atual gestão.

Na nota, Barbosa esclarece: “no tocante ao retorno do PT Alagoas ao Governo do Estado, após várias e insistentes discussões, concluímos, e reconhecemos, sua impossibilidade dentro do que fora estabelecido pela Resolução aprovada em sua Executiva Estadual e referendada por seu Diretório Regional”.

O PT pediu a Secretaria de Educação ou espaço equivalente ao tamanho e peso do partido. O que o governo ofereceu, segundo versões de bastidores não chegou nem perto disso.

Rei morto, rei posto. O PT não vai para o governo, mas não abandona o trabalho de construção de uma aliança com o PMDB de Alagoas. “O que está em jogo é muito maior. Nosso projeto nacional e local passa em Alagoas por uma aliança com o PMDB. Independente de participar da gestão do governo, vamos continuar trabalhando para viabilizar essa aliança”, aponta.

Barbosa reforça que a prioridade do PT não é cargos no atual governo. “Estamos atuando em completa sintonia com o diretório nacional do partido na construção de alianças dentro do nosso projeto estratégico para as eleições de 2018, que passa pela eleição de Lula presidente de uma ampla bancada para a Câmara Federal”.

Veja a nota do PT:

Nota

Em 31 de Outubro de 2017, o Partido dos Trabalhadores, em reunião de sua Executiva Estadual, aprovou resolução cujo desfecho dava conta de “autorizar imediatamente as negociações para o retorno ao Governo de Renan Filho, com altivez, dignidade e respeito que são devidos ao Partido e seu legado, bem como iniciar uma ampla, democrática e responsável discussão sobre alianças visando o pleito de 2018”.

Tal Resolução foi referendada na Reunião do Diretório Regional do PT Alagoas, tendo início conversas específicas para este fim entre dirigentes do Partido e representantes do Governo do Estado.

Inobstante debates internos e especulações incitadas pela imprensa local, os dirigentes do PT Alagoas nas negociações que se deram com o Governo jamais se distanciaram da orientação contida na Resolução de não abrir mão de sua altivez, dignidade e respeito à militância e ao legado petista. 
Ressalte-se, por justiça, que o Governo do Estado, através de seus representantes e do próprio Governador Renan Filho, não se furtou ao debate, estabelecendo canais de diálogo transparentes e respeitosos para com o Partido.

Porém, no tocante ao retorno do PT Alagoas ao Governo do Estado, após várias e insistentes discussões, concluímos, e reconhecemos, sua impossibilidade dentro do que fora estabelecido pela Resolução aprovada em sua Executiva Estadual e referendada por seu Diretório Regional.
Assim sendo, o PT Alagoas encerra e se retira das discussões com o Governo do Estado acerca de seu retorno nesta atual gestão que se finda.
Porém, o PT Alagoas reafirma que seguirá discutindo de forma ampla, democrática e responsável, e sob expressa orientação de sua Direção Nacional, suas alianças visando o pleito de 2018 e a vitória de nosso projeto estratégico de eleger Lula Presidente e uma ampla bancada de deputados federais.

Ricardo Barbosa
PRESIDENTE PT ALAGOAS