Política

Na pesquisa de senador por região, Renan lidera em 6 áreas e Marx lidera no Sul

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 31/12/2017 22h10
Na pesquisa de senador por região, Renan lidera em 6 áreas e Marx lidera no Sul

A pesquisa Ibrape foi divulgada na coluna Radar de Veja, na quinta-feira, 21 de dezembro, apenas com números do Senado. O blog teve acesso ao levantamento completo. Já divulgamos o resultado para todos outros cargos. Agora você confere o resultado por região também para o Senado.

O Ibrape montou, diferente dos levantamentos anteriores, um cenário com oito possíveis concorrentes ao Senado: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB), Maurício Quintella (PR), João Caldas (PSB), Rafael Tenório (Podemos) e Ildo Rafael (PMN).

O Ibrape simulou o primeiro e segundo votos para senador. Isso porque nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Levando em consideração os dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros teria 30% dos votos, seguidos de Benedito de Lira (18%) e Téo Vilela (18%). Em quarto lugar aparece Marx Beltrão com 10%, seguido de Maurício Quintella (7%), João Caldas (6%), Rafael Tenório (5%) e Ildo Rafael (4%).

Dos entrevistados, 18% se disseram indecisos e 29% disseram que vão votar branco ou nulo.

De acordo com a pesquisa, no primeiro voto Renan teria 22%, seguido de Benedito de Lira (9%), Téo (7%), Marx (5%), João Caldas (3%), Maurício (3%), Rafael (2%) e Ildo (2%).

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Téo 11%, Biu 9%, Renan 8%, Marx 5%, Maurício 4%, João Caldas 3%, Rafael 3% e Ildo 2%.

O desempenho por região

O senador Renan Calheiros, de acordo com o Ibrape, seria reeleito se as eleições fossem hoje. A segunda vaga seria disputada por Téo Vilela e Benedito de Lira.

No resultado por região, a amostragem dividiu o estado em sete grandes áreas: Agreste, Grande Maceió, Maceió, Mata, Norte, Sertão e Sul.

Renan lidera isoladamente em 5 regiões e empata com Biu no agreste. Na pesquisa de dezembro, considerando o quadro com oito candidatos, o melhor desempenho de Renan Calheiros foi na Grande Maceió, com 34%, seguido região Norte (32%) e Mata (28%).

O melhor resultado de Benedito de Lira foi no agreste (24%), onde empata numericamente com Renan. Biu também tem 24% na grande Maceió e 21% no Sertão e Mata.

Já Téo Vilela teve seu melhor desempenho no Norte (29%), seguido de Mata (24%) e Grande Maceió (20%).

O quarto colocado na pesquisa geral, Marx Beltrão, lidera na região Sul, base política de sua família, onde aparece com 40%. Os melhores resultados dele em outras regiões foram registrados no Agres (11%) e Sertão (10%).

Os demais candidatos não lideram em nenhuma região.

A pesquisa

O levantamento realizado entre os dias 14 e 18 de dezembro entrevistou 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%.

Foram realizadas amostragens em 44 diferentes cidades de todas as regiões alagoanas, além da capital Maceió.

 

Veja as Tabelas