Política

Fundeb: Rateio do Estado sai nos próximos dias

O valor do rateio, será, segundo o secretário de Educação e vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, de R$ 33 milhões

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 03/01/2018 07h07
Fundeb: Rateio do Estado sai nos próximos dias

A Assembleia Legislativa de Alagoas teve uma sessão pra lá de movimentada nesta terça-feira, 2, primeiro dia útil de 2018. De uma só tacada os deputados estaduais aprovaram nada menos que 10 projetos de lei.

A matéria mais importante, o Projeto de Lei Orçamentária do Estado para 2018, foi aprovada em primeira votação, como registrado pelo portal Gazetaweb (veja aqui: http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2018/01/deputados-aprovam-rateio-do-fundeb-e-votam-o-orcamento-em-1-discussao_46589.php)

Entre as outras propostas, os deputados também aprovaram o projeto que autoriza o Estado a pagar o rateio do Fundeb de 2017 para os professores da rede estadual de ensino.

O valor do rateio, será, segundo o secretário de Educação e vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, de R$ 33 milhões. Com esse valor, o estado pagará o equivalente a mais de uma folha salarial a cerca de 15 mil professores, entre efetivos e monitores.

A boa notícia é que o dinheiro já está em caixa e deve cair na conta dos servidores logo logo.

O secretário de Planejamento e Gestão Fabricio Marques acredita que o pagamento do rateio do Fundeb sai nos próximos dias. “Da nossa parte dependia apenas do crédito orçamentário, que já encaminhamos. O pagamento deve sair nos próximos dias. Até porque é dinheiro do FUNDEB e já está na conta”.

O governador Renan Filho prometeu fazer o pagamento do rateio assim que a lei fosse autorizada na Assembleia Legislativa do Estado, o que ocorreu nesta terça-feira.

Falta sancionar a lei, o que deve acontecer até o final desta semana, até porque o projeto foi aprovado sem emendas. A contagem agora é regressiva.