Política

Renan Filho pode perder deputados para grupo de Rui

O governador terá como maior desafio pela frente a capacidade de fazer corretamente as composições proporcionais

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 09/01/2018 08h08
Renan Filho pode perder deputados para grupo de Rui

Com ampla maioria na Assembleia Legislativa de Alagoas, o governador terá como maior desafio pela frente a capacidade de fazer corretamente as composições proporcionais.

Dos 27 deputados estaduais, apenas um faz oposição ao governo, enquanto 5 se consideram independentes.

Nas eleições deste ano, Renan Filho que é eventual candidato à reeleição, poderá ter o apoio de 26 ou de 16 deputados. Tudo vai depender, explica um experiente parlamentar, que está no time dos “independentes” das chapas proporcionais.

“Na situação atual, a chapa do governo é muito pesada. Vai ter muito deputado que poderá ir até para o grupo de Rui Palmeira em busca de uma reeleição mais confortável. O deputado dá apoio ao governo nas votações no plenário, mas na hora da eleição ele pode mudar de lado se a coligação do outro grupo for mais viável”, aponta.

Para o deputado, de 8 a 10 parlamentares podem mudar de “lado” nas eleições deste ano: “hoje o Rui Palmeira não tem praticamente ninguém, mas tem um pessoal na ALE que é ligado ao Biu de Lira, tem um pessoal que tem ligação com o ministro Maurício Quintella. Só aí são uns 5 deputados, que embora estejam próximos do governo podem mudar com a proximidade da eleição de outubro”, alerta.

Em outras palavras, avalia o deputado, se “errar” nas composições, Renan Filho tenderá a perder apoio. “Por enquanto o governador vem acertado, dando espaço para composições internas, mas ele terá que oferecer condições aos deputados para que sejam viabilizadas mais de uma chapa proporcional dentro da sua coligação”, aponta.