Política

Maia promete criar comissão para fiscalizar intervenção federal

Por Notícias ao Minuto 18/02/2018 09h09
Maia promete criar comissão para fiscalizar intervenção federal

 

O presidente da Câmar, Rodrigo Maia, prometeu criar uma comissão para fiscalizar a intervenção federal no estado do Rio. O anúncio foi feito logo após reunião para tratar da intervenção, neste sábado (17), no Palácio Guanabara, na capital fluminense.

" Vamos criar um observatório na Câmara para que esta operação seja eficaz para todos os cidadãos" disse Maia. "A decisão foi do governo federal, e nosso papel é fiscalizar. É a primeira situação deste tipo que acontece pós-Constituinte. Nosso trabalho é para fiscalizar uma situação que é extraordinária. Vamos fiscalizar sempre em conjunto, no diálogo, dizendo onde está caminhando bem e onde está caminhando mal", concluiu.

Segundo o Globo, o presidente da Câmara afirmou que se reunirá com a equipe técnica e jurídica da Câmara para montar o observatório, que deverá ser formado por servidores e deputados. Maia disse que a ideia partiu dele. O deputado Pedro Paulo (PMDB) havia feito uma proposta de criação de um grupo de controle externo.

"Será feito pela Câmara, que é a Casa do Povo. Vamos fiscalizar tudo. A intervenção não acontecia desde a ditadura. Vamos acompanhar os indicadores de violência, os resultados das ações da intervenção, de que forma estão distribuídas as tropas, se estão concentradas só na capital e região metropolitana ou se estão espalhadas por todo o estado."