Política

Surpresa: Jairzinho Lira sai do MDB e vai disputar vaga de federal

Na nova composição, deputado estadual foi aceito de de volta ao partido pelo qual venceu as eleições em 2014, o PRTB

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 13/04/2018 11h11
Surpresa: Jairzinho Lira sai do MDB e vai disputar vaga de federal

Um outro “mistério” da política alagoana acaba de ser desvendado. Nos bastidores já se sabia que o deputado estadual Jairzinho Lira teria trocado de partido. Entre várias apostas, estaria a de ele poderia ter se filiado a outro partido do “chapão” da coligação de Renan Filho.

De fato, Jairzinho Lira deixou o MDB, mas foi parar no Circulo Democrático onde disputará, pelo PRTB, vaga de deputado federal.

Quem abonou a ficha do novo filiado foi o presidente nacional do partido e pré-candidato a presidente da República, Levy Fidelix.

“A prioridade da direção nacional do partido é eleger um federal aqui em Alagoas e o Jairzinho entra com o um perfil que está equiparado ao de outros candidatos”, aponta Adeilson Bezerra, presidente do partido em Alagoas.

Jairzinho Lira entra na chapa para ocupar um espaço que seria de Neno da Laje, que queria “descer” para federal, mas não foi permitido, em razão da resolução 005 da direção nacional do PRTB. Em 2014, o mesmo ocorreu com Cícero Almeida, que entrou para disputar vaga de federal e depois quis disputar vaga de estadual, mas Fidelix não abriu mão do cumprimento da resolução.

“A resolução diz que o filiado para ser federal não pode descer para estadual ou vice-versa. O Levy já avisou que não vai abrir mão de seu cumprimento, até porque a prioridade do partido é cumprir a cláusula de barreira e por isso a prioridade é eleger um federal aqui em Alagoas”, adianta Bezerra.

O retorno

Jairzinho Lira já tem história no PRTB. Foi pelo partido que o pai dele, Almir Lira, e ele próprio se elegeu deputado estadual. “É um retorno importante e dentro das nossas regras. Não aceitamos entre nossos candidatos a estadual parlamentar de mandato, mas no caso de federal é diferente, tanto que teremos dois prefeitos (seriam 3 não fosse a desistência de Rodrigo Valença), secretários de estado, vereadores e agora um deputado estadual nessa chapa. Todos eles estão no mesmo patamar e irão brigar em pé de igualdade”, explica Bezerra.

Com o time de federal já anunciado, que inclui além de Jarbinhas, Eduardo Tavares e Jairzinho, Regis Cavalcante, Juliene Lins, Silvio Camelo, Emmanuel Fortes, Dorge do Queijo e Pastor João Carlos, Bezerra avalia que o Círculo Democrático entrou com força na briga pela segunda vaga.

Baixa

Jairzinho foi o terceiro deputado estadual a sair do MDB, partido que tem a maior bancada da Assembleia Legislativa de Alagoas - agora um pouco menor. Eram 11 deputados, mas com a saída de Davi Davino Fillho, que foi para o PP, Thaise Guedes, que foi para o PTB e agora Jairzinho, para o PRTB, a bancada emedebista cai para oito deputados. As mudanças partidárias ocorreram principalmente em função de arranjos pontuais dos parlamentares com vistas a disputa das próximas eleições.