Política

Chegou a hora das coligações: “O jogo agora é outro”

Com divulgação da relação de filiados de todos os partidos pelo TSE, partidos começam a trabalhar na composição de chapas

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 19/04/2018 16h04
Chegou a hora das coligações: “O jogo agora é outro”

O TSE já liberou nessa quarta-feira, 18, a nova relação de filiados de todos os partidos. Quem mudou, mudou. O prazo para filiações terminou, oficialmente, no último dia 7. Mas as listas só foram encaminhadas para o TSE no último dia 13.

“Agora é a hora da verdade. Vamos ver quem ficou e quem saiu de cada partido e começar a pensar nas coligações”, aponta o presidente estadual do PRTB, Adeilson Bezerra.

O PRTB, um dos protagonistas no processo pré-eleitoral em Alagoas até o momento, conseguiu incluir entres seus novos filiados ex-prefeitos, ex-deputados, entre outras lideranças partidárias, com a promessa de montar uma chapa de estadual capaz de eleger seis deputados, além de uma coligação de federal para “brigar pela segunda vaga”.

Tudo agora vai depender de paciência, capacidade de articulação e muita habilidade. No caso do PRTB, a estratégia, avisa Bezerra, é consolidar uma coligação de deputado federal dentro do Círculo Democrático, que hoje é formado por outros dois partidos – PV e PPS.

“Só depois de um entendimento interno é que vamos avaliar a necessidade de ampliar a coligação com outras legendas. Mas isso deve ocorrer daqui a um mês ou dois”, adianta.

Decisão colegiada

No caso da disputa de deputado estadual, a tendência, adianta o presidente do PRTB, é que o partido saia com uma chapa puro sangue: “essa decisão, no entanto, é colegiada. Vamos, como fizemos até agora, ouvir os pré-candidatos. Se eles acharem que é possível ou necessário ampliar a coligação é que poderemos conversar com outros partidos”, pondera.

A hora agora, claro, é de “contar” não os votos, mas o potencial de cada candidato. Se todos os nomes do PRTB mantiverem a candidatura, o partido certamente deve fazer uma das maiores bancadas na Assembleia Legislativa de Alagoas. Mas, essa é outra história.

Os nomes do PRTB

Na lista dos pré-candidatos a deputado federal do PRTB estão a Silvania Barbosa, Eduardo Tavares, Jarbinhas Omena, Emmanuel Fortes, Val Amélio, Doge do Queijo, Pastor Luiz Carlos, Berg Holanda, Bekman, Julyene Lins e Ary Barbosa, entre outros, além de Sílvio Camelo (PV), Régis Cavalcante e Paulinho de União (PPS) .

A chapa de estadual do PRTB promete. Entre os nomes, tem Flávia Cavalcante, Alves Correia, Jeferson Moraes, Jota Cavalcante, Pastor João Luiz, Marcos Ferreira, Breno Loureiro, Marcos Madeira, James Ribeiro, Jenivaldo Primo, Felipe Holanda, André Monteiro, Ze Luiz, Breno Albuquerque, Valter Coutinho, Luiz Pedro, Ferreira Hora e Gilmar Nobre.