Política

“Destino dos taturanas está nas mãos de Celyrio Adamastor”, diz Extra

Arthur Lira, Paulão e Almeida, condenados em segunda instância podem ser impedidos de disputar eleição pela Lei da Ficha Lima

19/04/2018 21h09
“Destino dos taturanas está nas mãos de Celyrio Adamastor”, diz Extra

A edição do semanário Extra que chega às bancas nesta sexta-feira, 20, confirma informação antecipada aqui. O desembargador Celyrio Adamastor, do TJ Alagoas, vai julgar monocraticamente recurso judicial que pode assegurar a participação de réus da operação Taturanas, condenados em segunda instância, nas eleições deste ano.

De acordo com a lei da Ficha Limpa, condenados em segunda instância não podem sem candidatos. Nesta situação, estão os deputados federais Arthur Lira (PP), Paulão (PT) e Cícero Almeida (PHS), que pretendem disputar as eleições deste ano – entre outros.

Na versão digital do Extra, parte da reportagem foi antecipada:

“Os nove condenados em segunda instância por participação no maior esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas e que ficou conhecido nacionalmente como o escândalo dos taturanas estão na iminência de terem suspensa a sentença de seis anos atrás.

A decisão está nas mãos do vice-presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Celyrio Adamastor, nomeado relator do pedido de suspensão que deu entrada este mês na Corte depois que o presidente, Otávio Leão Praxedes, declinou de sua competência alegando suspeição por motivo de foro íntimo.

Em termos práticos, trata-se da terceira apelação do grupo de nove deputados da época do escândalo – desbaratado em 2007 pela Operação Taturana – que foram condenados em primeira instância cinco anos depois pelo uso de verbas públicas para pagamento de empréstimos pessoais contraídos junto ao Banco Rural, instituição igualmente condenada pela Justiça.

 

Leia mais no jornal EXTRA nas bancas!”