Política

Pesquisas esquentam bastidores da política em AL

Os números trazem resultados para governador, deputado federal e deputado estadual

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 25/04/2018 21h09
Pesquisas esquentam bastidores da política em AL

No começo desta semana o site O Antagonista publicou números de um levantamento que vem circulando pelas redes sociais mostrando resultados da opinião de eleitores em Maceió.

Uma pesquisa do Falpe é o objeto da divulgação no site, e foi compartilhada na íntegra em um grupo.

Os números estão sendo divulgados em vários grupos de Watsapp e em outras redes sociais e trazem também resultados para governador, deputado federal e deputado estadual. Nada diferente do já se sabe.

A pesquisa não incluiu o nome do pré-candidato do PSL ao governo, Josan Leite. Mário Agra continua no mesmo patamar de levantamentos anteriores. No caso de Rodrigo, a intenção de voto em Maceió é menor até que alguns pré-candidatos a deputado federal.

Já o governador Renan Filho é até agora o maior beneficiado com a desistência de Rui Palmeira, tendo aumentado fortemente a intenção de votos.

Para o Senado, a situação é também próxima a de resultados anteriores, com Benedito de Lira e Renan Calheiros praticamente com a mesma preferência na capital, seguidos, como nas pesquisas anteriores de nomes como Maurício Quintella, João Caldas e Marx Beltrão.

O Antagonista chegou a publicar os números, mas como a pesquisa não foi registrada no TSE, o texto foi reeditado apontando apenas que Renan Calheiros se consolidou em segundo lugar na capital ( https://www.oantagonista.com/brasil/renan-em-segundo/).

Outra pesquisa realizada em Maceió começou a circular nos grupos de watsapp nesta quarta-feira. O levantamento foi feito pelo Ibrape.

Neste levantamento, a aprovação de Renan Filho subiu para 69%, com desaprovação de 28%. Rui Palmeira teve aprovação de 54% e desaprovação de 42%.

Como a pesquisa não é registrada, os números para governo não podem ser divulgados. No voto estimulado nota-se também a ausência de Josan Leite. Os nomes consultados foram os mesmos do Falpe. O resultado também aponta para o crescimento de Renan Filho.

Na corrida para o Senado, o resultado é similar ao do Falpe , com inversão de posição entre Renan Calheiros e Benedito de Lira

Enquetes

Também circula pelas redes sociais números de uma enquete feita na capital por um grupo de vereadores de Maceió. Numa amostram parcial, Renan Filho tem 51% e Rodrigo cunha 9%. Lula tem 33% e Bolsonaro 18%. Ainda na enquete, Renan ficou com 29%, Benedito de Lira com 26%, Maurício Quintella com 12%, Marx Beltrão com 10%, João Caldas com 5%, Ildo Rafael com 4% e Omar Coelho com 4%.