Política

Marx Beltrão deve entregar cargos na volta de Renan Filho

O ex-ministro teve algumas conversas com o governador em busca de uma composição

Por Redação com Jornal de Alagoas 20/05/2018 21h09
Marx Beltrão deve entregar cargos na volta de Renan Filho
Deputado federal Marx Beltrão

Renan Filho passou o governo para o presidente do Tribunal de Justiça, Otávio Praxedes, até o próximo dia 26, quando volta de viagem de férias. No retorno de sua viagem, o governador já anunciou que fará mudanças no primeiro escalão, preparando o governo para a campanha eleitoral. Só serão mantidos nos cargos quem estiver alinhado com o projeto de reeleição do governador.

Entre as mudanças esperadas és a indicação de um nome do PT para a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. A pasta está atualmente na cota de Rosinha da Adefal. A deputada perdeu a força da indicação após sua filiação ao PTB (sem combinar antes com o governador). Como o partido já tem outra secretaria (Trabalho), a Pasta será entregue a outro partido da base de apoio do governador.

Outra mudança esperada é na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que está hoje na cota do deputado federal Marx Beltrão (PSD).

O ex-ministro Marx Beltrão teve algumas conversas com o governador nos últimos dias em busca de uma composição. Renan Filho explicou que se ele mantiver a candidatura ao Senado, contrária aos nomes apresentados pelo grupo - Renan Calheiros (MDB) e Maurício Quintella (PR) – não será possível mantê-lo mais na aliança.

Em outras palavras, o prazo de Marx Beltrão está chegando ao fim. Ele tem mais uma semana para decidir se rompe com o governo e mantém a sua candidatura ao Senado – e nesse caso deverá entregar a Secretaria e outros cargos que mantém no governo do estado – ou se declara apoio a chapa majoritária e define outro projeto para sua participação nas eleições deste ano.

Fora de questão

Um importante interlocutor próximo a Renan Filho informa que a opção de vice está fora de questão. “Essa é uma decisão pessoal do governador. Ele vai escolher o seu vice e não fará isso agora. Essa decisão só deverá ocorrer às vésperas da convenção, em julho”, afirma.

Saiba mais: Renan Filho transmite cargo de governador a Otávio Praxedes