Política

Ronaldo Lessa é convidado para disputar governo de AL

Deputado só não participa da disputa contra Renan Filho se não for de sua vontade

Por Redação Jal com Agência 20/06/2018 17h05
Ronaldo Lessa é convidado para disputar governo de AL
Reprodução Internet

O atual deputado federal Ronaldo Lessa permaneceria de fora da disputa contra Renan Filho (MDB), apenas, se fosse de sua vontade. Mas na última segunda-feira (18), em encontro com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), Lessa teria sido convidado para disputar o governo pelo partido do Prefeito de Maceió, complicando ainda mais a situação, conforme divulgado pelo jornalista Edivaldo Junior, em seu blog no portal Gazetaweb. 

Com o nome bem avaliado nas pesquisas, Ronaldo Lessa tem sido cogitado na disputa pelo presidente nacional do PDT. De acordo com a matéria do blogueiro, o atual presidente, Carlos Lupi acredita que Lessa, como candidato a governador, poderia ajudar mais o pré-candidato a presidente do partido, Ciro Gomes, do que caso optasse por ser deputado federal.

Ronaldo já informou, que busca a reeleição para a Câmara dos Deputados. De acordo com ele o resultado para Ciro não seria tão diferente com um palanque próprio ou com a participação no palanque do governador Renan Filho.

Quanto ao convite para participar do partido do PSDB, utilizou argumentos como uma pesquisa eleitoral, onde o deputado do PDT teria boas avaliações e conseguiria até vencer Renan Filho.

Agora é uma questão de convencimento – de ambos os lados.

Lessa ainda não bateu martelo, porém o que ele quer mesmo é disputar a reeleição. Segundo o Edivaldo Junior o deputado acha também que Renan Filho está muito bem avaliado, com uma eleição praticamente consolidada.

A decisão, vai depender ainda de conversas com Lupi e Ciro Gomes. Mas no final, a vontade de Lessa tende a prevalecer.

Quanto ao encontro com Rui Palmeira, Ronaldo Lessa explica que foi uma reunião para tratar de diferentes temas. “Como deputado e coordenador da bancada sempre me encontro com o Rui Palmeira para tratar de interesses da capital. No ano passado conseguimos emendas de bancada da ordem de R$ 50 milhões para Maceió. Agora tratamos da doação de um terreno para o Instituto Emerson Casado e de ações que podem ser realizadas em pareceria entre a prefeitura e o governo do estado”, aponta.

O palanque

A tarefa de encontrar um candidato contra Renan Filho continua como um desafio para Rui Palmeira. Ele próprio preferiu continuar na prefeitura. O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) preferiu disputar o Senado. O vereador Kelmann Vieira (PSDB) chegou a ser sondado mas seu nome não prosperou.

Encontrar um nome competitivo para o governo faz parte da estratégia de construção do palanque da oposição. Sem um candidato a governador, os demais candidatos, especialmente ao Senado, serão prejudicados na disputa. Mas essa é outra história.