Política

Secretário ligado a Marx Beltrão pede demissão do governo de Renan Filho

O secretário adjunto da Pasta, Edilson Ramos, deve ficar respondendo pela Secretaria

Por Redação com Jornal de Alagoas 19/07/2018 19h07
Secretário ligado a Marx Beltrão pede demissão do governo de Renan Filho
Alexndre Ayres (reprodução Facebook)

O secretário de Meio Ambiente do Estado e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), Alexandre Ayres Costas, pediu demissão do cargo que ocupa desde o início do governo de Renan Filho (MDB) em caráter irrevogável. A exoneração deve ser publicada até o começo da próxima semana. O secretário adjunto da Pasta, Edilson Ramos, deve ficar respondendo pela Secretaria.

Indicado pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD) para a Secretaria, Alexandre Ayres, que é irmão do prefeito de Marechal Deodoro, Cacau Filho, negou que seu pedido de demissão tenha sido motivado por questões políticas.

Em declarações à imprensa, disse que sai da Secretaria para ajudar o irmão na gestão da prefeitura de Marechal Deodoro e que vai continuar apoiando as candidaturas de Renan Filho para o governo e de Marx Beltrão para a Câmara dos Deputados. Ayres também negou que tenha rompido com Marx Beltrão para votar em Sérgio Toledo (PR), que é sogro de Cacau Filho e pré-candidato a deputado federal.

“Não teve nada a ver com nenhuma questão política. Antes conversei com o governador Renan Filho e com o Marx Beltrão. Os dois me pediram para continuar. Mas expliquei que precisava deste tempo, para me dedicar a questões pessoais e ajudar em Marechal Deodoro. É o fim de um ciclo. Acredito que dei o melhor, me dediquei à Secretaria e agora chegou o momento de seguir adiante”, disse Ayres a um site local.

O governo não emitiu, até o momento, nenhuma nota sobre o pedido de demissão de Alexandre Ayres. A Secretaria deve continuar como indicação de Marx Beltrão, que poderá indicar outro nome ou manter Edilson Ramos, atual secretário adjunto, à frente da Pasta.

Balanço

Alexandre Ayres está deixando a pasta para assumir um novo desafio: contribuir com gestão do irmão, o prefeito Cacau (PSD) em Marechal Deodoro. Ele diz que como secretário, conseguiu um feito histórico que foi, junto aos municípios, finalizar todos os lixões de Alagoas. Quanto aos investimentos em recursos hídricos, diz que conseguiu criar programas que perfuraram mais de 600 poços em todas as regiões de Alagoas, além da revitalização de 110 nascentes.

O secretário diz ainda que, com o governo federal, atuou para implementar os programas “Água Doce e Água Para Todos”, responsáveis pela implantação de sistemas de dessalinização e abastecimento simplificado em diversos municípios agrestinos e sertanejos.