Política

Carimbão lidera pesquisa para federal em todo o Estado

Heloísa Helena aparece em segundo lugar, enquanto Ronaldo Lessa ficou em terceiro lugar na preferência do eleitorado alagoano

Por Redaçãoi com Jornal de Alagoas 11/08/2018 10h10
Carimbão lidera pesquisa para federal em todo o Estado

O governador Renan Filho (MDB) lidera para o governo com 51% contra 13% de Fenando Collor (PTC) em pesquisa realizada pelo Ibrape, entre 18 e 22 de julho com 2 mil pessoas em todo o estado de Alagoas, e só liberada essa semana. Os números para o governo foram antecipados pelo Jornal de Alagoas, na última quarta-feira, 8.

Nesta sexta-feira, 10, o jornal Tribuna Independente publicou os dados completos da pesquisa que está registrada na Justiça Eleitoral com número AL-09280/2018.

Além da corrida para o governo e Senado, o Ibrape também levantou a intenção de votos para deputado federal. Candidato à reeleição, o deputado federal Givaldo Carimbão (Avante), lidera com 9,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada onde uma lista de nomes é apresentada ao eleitor.

Quem aparece em segundo lugar é a ex-senadora Heloísa Helena (Rede), com 8,7%. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) aparece com 8,3% em terceiro na preferência do alagoano, enquanto João Henrique Caldas (JHC), do PSB, ficou em quarto lugar com 7,9%.

Na sequência, quem aparece é Arthur Lira (PP), seguido do ex-ministro Marx Beltrão (PSD), com 4,2%; Antônio Albuquerque (PTB), que não é candidato a deputado federal (quem vai disputar é o filho dele Nivaldo Albuquerque), teve 3,4%, enquanto Paulão (PT) e Isnaldo Bulhões (MDB) empataram com 2,1%.

Rosinha da Adefal (PTB), aparece com 1,4%; Lobão (hoje candidato a estadual) e Sérgio Toledo (PR), ambos do PR, com 1,3%; Jeferson Morais (PRTB), Thomaz Nonô (DEM) e João Lucas (PRTB) que não são mais candidatos, tiveram 1,2%; Eduardo Canuto (PSDB) aparece com 1%. Severino Pessoa (PRB), 0,7%; Pedro Vilela e Tereza Nelma, ambos do PSDB, 0,6%; Álvaro Vasconcelos (Podemos) e Régis Cavalcante (PPS) pontuaram em 0,5%; Eduardo Tavares (não é mais candidato) e Emanuel Fortes, do PRTB, tiveram 0,4%; Thaíse Guedes (PTB), que é candidata a estadal e Fernando James (PTC), 0,3%; Olívia Tenório (PMN) atingiu 0,2%. Jarbinhas Omena (PRTB) , também não é candidato, e Siderlane Mendonça (Patriotas), 0,1%. Hermerson Casado (PP) não pontuou.

Para deputado federal, 13,3% do eleitorado alagoano se disseram indecisos. Brancos e nulos somaram 21,2%, segundo a pesquisa do instituto.

A margem de erro desta pesquisa do Ibrape, para governador, senador, deputado federal e presidente da República, é de 2,19% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.