Política

AL poderá eleger maior bancada feminina da história em 2018

É certo que pelo menos duas mulheres sejam eleitas

Por Redação com Edivaldo Júnior 16/08/2018 10h10
AL poderá eleger maior bancada feminina da história em 2018

Segundo o colunista Edivaldo Júnior para o GazetaWeb, a participação feminina nessas eleições será maior da história. O motivo não seria pelas regras que impõem um número mínimo de candidatas, mas sim pela candidatura genuína dessas mulheres. 

Em Alagoas, das 27 vagas que estão na disputa, de seis a oito poderão ser ocupadas por mulheres. Entre os nomes que podem conseguir, estão as atuais deputadas Jó Pereira e Thaise Guedes, candidatas à reeleição.  E de mulheres que já passaram pela ALE e querem voltar, há Ziane Costa, que já foi presidente do Poder Legislativo, e a ex-deputada Flávia Cavalcante.

Entre as estreantes na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, tem Cibele Moura, Fátima Canuto, Ângela Garrote e Célia Rocha. 

"O tamanho da presença feminina na próxima composição da ALE vai depender, claro, do fôlego das candidatas e da vontade do eleitor. Mas a julgar pelo que se viu até agora, será bem maior na próxima legislatura" diz Edivaldo.

Para o Senado, é certo que pelo menos duas mulheres sejam eleitas como suplentes. Isso porque quatro dos principais candidatos ao Senado (Renan, Benedito, Maurício e Rodrigo) tem pelo menos uma mulher, cada um, como suas suplentes.