Política

Senado: Pesquisa revela disputa acirrada entre Rodrigo e Maurício Quintella

Por Redação com Jornal de Alagoas 16/08/2018 18h06
Senado: Pesquisa revela disputa acirrada entre Rodrigo e Maurício Quintella

Pesquisa realizada pelo Ibrape entre os dias 10 e 15 de agosto, registrada na Justiça Eleitoral com número AL-08617/2018, revela que o governador Renan Filho (MDB) mantém a liderança na disputa, com 44% das intenções de voto. Collor aparece em segundo lugar com 21%. Os candidatos do PSL, Josan Leite (PSL), e do PSOL, Basile Christopoulos, aparecem empatados com 1%. O número de eleitores indecisos somou 11% dos entrevistados. Dos entrevistados, 22% disseram que vão votar branco ou nulo.

A pesquisa revela um quadro mais apertado para o Senado, com quatro candidatos disputando com chances as duas vagas.

A disputa é mais acirrada entre os candidatos do PSDB, Rodrigo Cunha e do PR, Maurício Quintella, que no momento estão brigando pela terceira posição, com chances de conquistar uma vaga. Os dois estão empatados na margem de erro.

O senador Renan Calheiros (MDB) manteve a liderança e tem agora 35% das intenções de voto, no resultado geral, a soma do primeiro e segundo voto. Benedito de Lira (PP) aparece em segundo lugar, com 29%, enquanto Rodrigo Cunha (PSDB) e Maurício Quintella (PR) estão empatados no terceiro lugar, na margem de erro, com 19% e 17%, respectivamente.

O candidato do PSL, Flávio Moreno, ficou com 3%, enquanto Sérgio Cabral (Patriotas) e Cícero Albuquerque (PSOL) ficaram com 1% cada um. O candidato do PCB, Osvaldo Maciel, não pontuou. Não sabe/indeciso 15% e brancos e nulos, 26%.

Primeiro e segundo votos

No primeiro voto para o Senado, Renan ficou com 23%, seguido de Benedito de Lira,c om 17%, Rodrigo 11% e Maurício Quintella, com 7%. Flávio teve 1%. Os demais não pontuaram.

No segundo voto para, Renan e Benedito ficaram, cada um com 12%, seguidos Maurício Quintella com 10% e Rodrigo com 8%. Flávio teve 2%, Cícero 1% e Sérgio Cabral 1%. Osvaldo não pontuou.

Avaliação

A pesquisa do Ibrape também questionou os eleitores entrevistados sobre sua avaliação com relação ao governo de Renan Filho. Nesse ponto, 6% avaliaram o governo como “Ótimo”, 47% como “Bom”, 22% como “Regular”, 8% como “Ruim”, 12% como “Péssimo” e 5% não souberam ou não quiseram opinar. Assim, somadas as avaliações entre “Regular” e “Ótimo”, o governo de Renan Filho atingiu um índice de 75% de aprovação entre o eleitorado alagoano.

Sobre a maneira como Renan Filho tem administrado o Estado, 68% dos entrevistados pelo Ibrape afirmaram aprovar a forma como o governador tem conduzido o Governo. Outros 26% afirmaram desaprovar o estilo de Renan Filho e 6% disseram não saber ou não opinaram.

O Ibrape entrevistou dois mil eleitores com mais de 16 anos em Maceió e mais 44 municípios das regiões Norte, Sul, Sertão, Agreste, Mata e Grande Maceió. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

Presidência

No cenário presidencial, segundo a pesquisa do Ibrape, Lula (PT) figura com 55% dos votos, seguido de Jair Bolsonaro (PSL), 11%, Marina Silva (Rede), 5%, Ciro Gomes (PDT), 3%, Geraldo Alckmin (PSDB), 2%, e Álvaro Dias (Podemos), 1%. Os demais postulantes não pontuaram na pesquisa