Política

Ibope: Maurício e Rodrigo ‘encostam’ em Biu; Renan assume liderança


Redação
Fonte: Jornal de Alagoas com G1/Alagoas

16/08/2018 22h28

 

O senador Renan Calheiros (MDB) assumiu a liderança isolada na disputa pelo Senado, enquanto o segundo colocado, Benedito de Lira (PP) pode ser alcançado na “margem de erro” pelos outros candidatos.

De acordo com o levantamento, divulgado agora a noite pelo portal G1/Alagoas, para o Senado: Renan tem 33% das intenções de votos, seguido de Benedito de Lira, com 25%, Rodrigo Cunha, com 19% e Mauricio Quintella, 18%.

Segundo os números divulgados pelo G1, Sergio Cabral (PATRI) tem 10%; Cícero Albuquerque, 7% (PSOL); Flávio Moreno, 4 (PSL); Flávia Melo, 4% (PCO); Osvaldo Maciel, 2% (PCB).

Para o Senado são dois votos e a soma da pesquisa pode chegar até 200%.

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 15 de agosto.

Disputa acirrada

Mantido o atual cenário, a disputa pelas duas vagas de senador em Alagoas deve ser uma das mais acirradas da história. Os quatro primeiros colocados tem condições de ganhar a eleição, dependendo do desempenho na campanha. Renan Calheiros vai precisar trabalhar para manter a liderança, enquanto Benedito de Lira terá que acelerar bastante para não ser alcançado por Rodrigo e Maurício, que estão apenas a 6 e 7 pontos percentuais de distância.

A pesquisa

Os números do Ibope confirma, nas primeiras quatro posições, a pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ibrape, mas são bem diferentes nos demais candidatos.

De acordo com o G1, a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Alagoas:

Renan (MDB): 33%

Benedito de Lira (PP): 25%

Rodrigo Cunha (PSDB): 19%

Mauricio Quintella (PR): 18%

Sergio Cabral (PATRI): 10%

Cicero Albuquerque (PSOL): 7%

Flavio Moreno (PSL): 5%

Flávia Melo (PCO): 4%

Osvaldo Maciel (PCB): 2%

Branco/ Nulo - Vaga 1: 22%

Branco/ Nulo - Vaga 2: 33%

Não sabe: 22%

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Renan (MDB): 5%

Rodrigo Cunha (PSDB): 5%

Benedito de Lira (PP): 4%

Mauricio Quintella (PR): 2%

Cicero Albuquerque (PSOL): 0%

Flávia Melo (PCO): 0%

Osvaldo Maciel (PCB): 0%

Flavio Moreno (PSL): 0%

Sergio Cabral (PATRI): 0%

Outros: 5%

Branco/ Nulo: 26%

Não sabe: 67%



Compartilhe