Política

Renan Calheiros, RF e Quintella participam de encontro com setor produtivo

Por Redação com Agência 17/08/2018 15h03
Renan Calheiros, RF e Quintella participam de encontro com setor produtivo
FOTO: DÁRCIO MONTEIRO

Renan Filho (MDB), Renan Calheiros (MDB) e Maurício Quintella (PR), candidatos que concorrem respectivamente aos cargos de governador e senador por Alagoas, estiveram presentes nesta sexta-feira (17) na sabatina na Associação Comercial de Maceió, participando do encontro com o setor produtivo do estado, onde ouviram as demandas do comércio, indústria e do turismo, apresentaram suas propostas e reconheceram a importância desses setores para o crescimento e desenvolvimento de Alagoas.

Na ocasião, Renan Filho citou ações realizadas por seu governo nos últimos três anos e meio, ressaltando que o estado cresceu 2,92% em 2017, enquanto o país cresceu apenas 1%. Falou de investimentos realizados com o objetivo de colaborar com o crescimento dos setores presentes no encontro.

"Nós temos feito vários investimentos em segmentos que refletem no comércio. O Ronda no Bairro do Centro, por exemplo, levou mais segurança para a região e tem potencializado as vendas. É o tipo de política pública que ajuda o comércio a avançar. Tem também o nosso incentivo fiscal para o setor atacadista, que é considerado o melhor do país, tem trazido novos investimentos para Alagoas e transformado o estado no principal centro de distribuição do Nordeste", afirmou o candidato a reeleição pelo governo.

Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió, ressaltou a necessidade de um governo antenado com o setor produtivo para que o estado possa crescer. De acordo com Kennedy é necessário que haja mais preocupação com a saúde, educação, segurança pública e a área de infraestrutura.

Renan Calheiros que tenta reeleição pelo Senado, citou a crise vivenciada pelo país e agravada pela recessão adotada pelo Governo Federal. Citando ainda a renegociação da dívida de Alagoas com o governo federal, que possibilitou um incremento de mais de R$ 1,5 bilhão nos caixas do estado e estendeu o prazo de vencimento da dívida para 30 anos.

"Alagoas não tinha capacidade nenhuma nem de fazer investimentos e nem de se endividar. No governo anterior havia necessidade de empréstimos e Alagoas precisou recorrer ao STF para isso. O que fizemos? Reunimos os governadores do Brasil para uma agenda que avançasse no sentido de fazer um novo pacto federativo", falou, ressaltando que o indexador da dívida foi trocado e, só em 2015, o estado teve um incremento de receita de R$ 350 milhões.

O candidato Maurício Quintella (PR) aproveitou o encontro para citar as ações executadas em benefício de Alagoas enquanto ocupava o cargo de ministros dos Transportes. Entre elas, estão a dragagem do Porto de Maceió, a duplicação de rodovias e o avanço nas tratativas para construção de novos aeroportos no estado, que prometem alavancar ainda mais o turismo em regiões de grande potencial.