Política

Corrupção aparece em sexto lugar entre os problemas de AL

Eleitores participaram de pesquisa Ibope e destacaram saúde e segurança como principais problemas

Por Redação com Gazetaweb/Ibope 17/08/2018 17h05
Corrupção aparece em sexto lugar entre os problemas de AL

O Ibope realizou uma pesquisa de intenção de votos, que foi divulgada pela TV Gazeta, na última quinta-feira (16), o instituto perguntou aos entrevistados em quais áreas a população enfrenta os maiores problemas.

Poderia ser apontado uma ou mais áreas, portanto os resultados ultrapassam 100%. Os resultados podem ser usados como um "manual" para os candidatos e ajudar na elaboração das propostas. 

A saúde foi indicada por 69% dos alagoanos entrevistados, sendo assim o maior problema, seguido pela segurança com 46%, e em terceiro lugar a educação com 44%.

Emprego/desemprego foi citado por 29% dos entrevistados, enquanto as drogras ocupam a quinta colocação com 23%. Surpreendentemente a corrupção vem em sexto lugar citada apenas por 17%. Segundo o eleitor, a corrupção não deve dar tantos votos como alguns candidatos esperam, é o que acredita o jornalista Edivaldo Junior da GazetaWeb que postou os resultados em seu blog.

"Para o eleitor, especialmente os que não podem pagar escolas particulares, planos de saúde ou morar em áreas mais seguras das cidades, o que pesa mesmo é o acesso a serviços básicos. Atendimento médico e hospitalar, redução da violência,  escola, emprego, combate às drogas e combate a corrupção. Pela ordem, é o que o alagoano quer e espera dos candidatos", pontua Edivaldo Junior.

A pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos;

Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais;

Quando a pesquisa foi feita: de 13 a 15 de agosto;

Número de registro no TRE-AL: AL-00461/2018.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.