Política

Carimbão antecipa quantos candidatos cada chapa elegerá para estadual

Tentar saber como será o voto é tarefa não só para institutos de pesquisa

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb 19/08/2018 11h11
Carimbão antecipa quantos candidatos cada chapa elegerá para estadual

O eleitor tem a palavra final. É ele quem decide. Tentar saber como será o voto é tarefa não só para institutos de pesquisa. Quem tem “faro” consegue decifrar tendências e antecipar resultados, a partir do contato direto com a população e da avaliação da estrutura de campanha dos candidatos.

Com estrada na política, o deputado federal Givaldo Carimbão (Avante) promete antecipar, no final deste mês a relação dos prováveis eleitos para a Assembleia Legislativa de Alagoas nas eleições deste ano.

São 27 vagas. E carimbão promete antecipar a lista de eleitos com uma margem mínima de erro. “Vou apresentar 30 nomes e depois você pode conferir. Os 27 deputados sairão desta lista”, promete

Para formar a lista, Carimbão está primeiro definindo quantos deputados cada coligação deve eleger. Depois, ele vai apontar os prováveis nomes de cada coligação.

No levantamento inicial, Carimbão avalia cada coligação:

– Avança Mais Alagoas 2 (MDB/ SD/ PR/ PTB/ PHS/ PSD/ PMB/ PRP) deve eleger de 10 a 11 estaduais

– Alagoas Com o Povo 1 (DEM / PTC / PSDB / PP / PSB / PSC / PROS / PRB) deve eleger de 6 a 7 deputados;

– Avança Alagoas (PDT, PMN, Avante, PODE) deve fazer de 3 a 4 estaduais;

– Alagoas Que O Povo Quer (PCdoB/ PT/ PV), deve eleger de 1 a 2

– Círculo Democrático (PRTB, PPS, DC), deve eleger de 4 a 5

– Muda Alagoas de Verdade (PSL, PATRI, PPL), deve eleger de 0 a 1

O quociente eleitoral para a eleição de um deputado estadual nas eleições deste ano em Alagoas deve ficar entre 55 mil e 60 mil votos. Para fazer o primeiro deputado uma chapa precisa atingir o quociente. Nesta eleição, a coligação que não atingir o quociente tem direito a disputar vagas nas sobras.

As demais coligações, segundo avaliação de Carimbão, não devem eleger estaduais. A diferença de cálculo de vagas vai depender das “sobras” de cada chapa.