Política

Candidato apoiado por Lula pode vencer no primeiro turno

Pesquisa perguntou em quem o eleitor "votaria com certeza" ou "não votaria de jeito nenhum"

Por Redação com Agência com Gazetaweb 02/09/2018 08h08
Candidato apoiado por Lula pode vencer no primeiro turno

Pesquisa eleitoral realizada pelo DataPoder360 revela que um candidato apoiado por Lula poderia atingir 42% dos votos, o que seria capaz de assegurar a vitória em primeiro turno, dependendo do número de brancos e nulos.

Divulgada na última quinta-feira (30), a pesquisa quando estimulada revela que Lula, mesmo na prisão, continua liderando a corrida eleitoral. Ele teria 30% do votos, contra 21% de Bolsonaro, 7% de Alckmin, 7% de Ciro e 6% de Marina.

O DataPoder360 perguntou se o eleitor "votaria com certeza", "poderia votar" ou não votaria de jeito nenhum" em cada 1 dos candidatos.

Nesta questão, surpreendentemente o melhor resultado vai para um candidato apoio por Lula (potencial maior que Lula ou Haddad apoiado pro Lula) e o pior para Bolsonaro (veja tabelas).

A Pesquisa DataPoder360 revela que 34% dos eleitores consideram a hipótese de votar em Fernando Haddad (PT) para presidente da República quando o ex-prefeito de São Paulo é apresentado como “apoiado por Lula”.

No caso de Haddad, a soma do “voto com certeza” (8%) e “poderia votar” (26%) é que resulta em 34%. Para Bolsonaro, a soma é de apenas 26%, enquanto 67% disseram que não votariam de jeito nenhum, a maior rejeição.

Haddad, nessa categoria, está empatado na margem de erro com todos os demais principais candidatos a presidente neste momento, véspera do início da propaganda eleitoral na TV e no rádio. O PT e o PSDB terão os maiores tempos disponíveis para fazer esses comerciais por 35 dias.

A pesquisa

O levantamento do DataPoder360, divisão de pesquisas do portal Poder360, realizou 5.500 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares de 24 a 27 de agosto. Foram atingidas 329 cidades em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Dado o número de entrevistas e a metodologia aplicada, a estratificação por regiões do país tem grande precisão. O registro do estudo no TSE é BR-04538/2018.

Nesta rodada, o DataPoder360 preferiu privilegiar uma análise detalhada sobre o potencial de voto de cada candidato mais relevante na disputa.

Leia aqui, na íntegra: DataPoder360: potencial de voto de Haddad “apoiado por Lula” é de até 34%