Política

"Só não ver quem não quer" diz candidato sobre compra de votos

João Caldas disse que basta ir no interior para descobrir quem compra votos

Por Redação com Agência com Gazetaweb 08/09/2018 14h02
'Só não ver quem não quer' diz candidato sobre compra de votos

Com preço de voto "tabelado" em Alagoas. Para estadual e federal o voto vale R$ 100, o preço final depende do candidato e do eleitor. Em algumas cidades dá para pagar menos.

João Caldas, presidente do PSC em Alagoas e candidato a deputado estadual, diz que todo mundo sabe que tem cadastro em Alagoas: “é só seguir os adesivos, ir na periferia de Maceió ou numa cidade de interior e perguntar que as pessoas vão dizer quem está comprando os votos”, aponta

Caldas diz que “a compra de votos em Alagoas está escancarada a tal ponto que será possível fraudar toda a eleição. É uma vergonha”, desabafa.

Para o presidente do PSC, o cadastro é real para quem está nas ruas fazendo campanha: “ao que parece, só quem não está vendo isso é a Polícia Federal e o TRE”, reclama.

Ele ainda dá uma dica: “pelo que se sabe o cadastro pré será pago uma semana antes da eleição e o pós, dois dias depois. É só a PF ficar de olho para botar esses malandros na cadeia”.

Como funciona

O pagamento do voto é feito, convencionalmente, é feito em dinheiro e antes da eleição, na base do cadastro, uma lista preparada por cabos eleitorais a serviço de candidatos.

A novidade nas eleições deste ano é o surgimento do cadastro “pós-pago”, que estaria sendo utilizado por políticos “confiáveis” – os bons pagadores.