Política

Renan Filho não comparece ao primeiro debate e vira alvo de ataques

Josan Leite, Pinto de Luna e Basile Christopoulos criticaram a ausência e gestão do atual governador

Por Redação com GazetaWeb 20/09/2018 11h11
Renan Filho não comparece ao primeiro debate e vira alvo de ataques
GazetaWeb

 

Nesta quarta-feira (19) ocorreu o primeiro debate dos candidatos ao governo na TV, que foi promovido pela TV  Ponta Verde. Os candidatos  Pinto de Luna (Pros), Josan Leite (PSL) e Basile Christopoulos (PSol) estiveram no promgrama. O governador Renan Filho (MDB) foi o único que não compareceu.

No primeiro bloco, os participantes responderam a perguntas gravadas pelos telespectadores no Centro de Maceió, cujo temas foram: Saúde, segurança pública e educação.

O primeiro a responder foi Basile, que foi questionado sobre propostas para a saúde pública. Em sua resposta, o candidato criticou a ausência de Renan Filho e citou a proposta do governo em colocar a administração dos hospitais público por meio de Organizações de Sociedade Civil (Oscips).


"O governador quer privatizar os hospitais públicos. Entregar a saúde pública na mão de empresários que só visam o lucro. Em meu governo, vou descentralizar a saúde do estado, evitando grandes deslocamentos para Maceió. Fazer uma saúde pública sustentável e eficaz", disse.

Em seguida, foi a vez de Pinto de Luna de responder sobre segurança pública. Luna destacou sobre suas passagens pela Polícia Civil de São Paulo e pela Polícia federal, sendo superintendente da PF em Alagoas.

"Ele [Renan Filho] deveria estar aqui para responder essa pergunta. Os índices de homicídios ainda são altos que descamba Alagoas. Minha proposta é melhor qualificar os policiais, os delegados e peritos. Temos que ter um conjunto de profissionais qualificados para diminuir os índices de violência que assusta a população. Que tem celulares, carros e motos roubados diariamente", respondeu.


Por fim, Josan Leite falou sobre educação. De acordo com o candidato, Alagoas amarga os piores índices de analfabetismo do país. Segundo ele, sua proposta é investir na qualidade do ensino, adotando o modelo militarizado.

"Alagoas tem os piores índices de analfabetismo, de escolaridade. Vamos investir em escolas militares, ofertando duas línguas, para que o estudante saia qualificado para o mercado de trabalho em qualquer área", disse.

A partir do segundo bloco em diante, os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas livres. Na oportunidade, os candidatos persistiram em criticar a ausência de Renan Filho. 

Josan Leite questionou Pinto de Luna se ele se sentia constrangido em fazer parte de uma coligação que possui políticos envolvidos em esquemas de corrupção combatidos por ele durante sua passagem pela PF, aqui em Alagoas.

Luna esclareceu que em nenhum momento fica constrangido, porque exerceu o seu papel enquanto delegado e que nenhum deles haviam sido condenados e que a Operação Taturana - a qual ele investigou em 2007 - ainda está em fase de denúncia.


Em seguida, Pinto de Luna fez pergunta a Josan e o questionou como ele vai gerir os recursos do Fecoep que, segundo ele, tem desvios de finalidade. O candidato do PSL disse que a atual gestão e gestões anteriores faziam o uso errado dos recursos. "Se o fundo é voltado ao combate e a erradicação da pobreza, tem que ter essa finalidade. Se for para construir hospitais, que tenham um fundo específico para tal".

Por fim, devido à ausência de Renan Filho, Pinto de Luna foi obrigado a realizar uma pergunta à Basile Christopoulos. Luna perguntou sobre propostas para reduzir os índices de violência em Alagoas.

O candidato do PSol disse que durante o atual governo os índices de estupro aumentaram 150% e que em seu governo vai focar no combate à violência contra mulheres, como também valorizar os policiais civis e militares. 

"Se você perguntar a qualquer policial civil ou militar se eles são valorizados, a maioria vai dizer que não. Salários baixos e falta de qualificação profissional. Precisamos também combater o crime contra mulheres. Ter uma delegacia que funcione 24 horas para atender a mulher vítima de violência. Inclusive, foi uma proposta de uma delegada que foi reprimida pelo atual governo", concluiu.

No quarto bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de fazerem suas considerações finais. Os três candidatos disseram motivos para que os eleitores de Alagoas votem neles para o Governo de Alagoas. Eles defenderam a mudança na atual gestão.

A apresentadora Georgia Nery explicou aos telespectadores que a assessoria de Renan Filho compareceu à reunião na sede da emissora e assinou um termo de compromisso garantindo a presença dele no debate. Por meio de nota, a assessoria informou que o governador não pôde comparecer ao debate devido à compromissos no Palácio República dos Palmares.